"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PONTE FERROVIARIA DA VOLTA DO BARRETO, TRIUNFO

Muitas vezes atrações turísticas interessantes, seja pela paisagem, seja pelo valor histórico, são esquecidas, deixadas de lado dos roteiros tradicionais e por isso mesmo acabam sendo pouco conhecidas.

Uma destas atrações se localiza aqui pertinho de casa, no município de Triunfo e às margens do Rio Taquari. A localidade conhecida por “Volta do Barreto” tem como atração uma bela ponte ferroviária, de construção metálica, que interliga a localidade ao município de General Câmara, na outra margem do rio.

O nome “Volta do Barreto” vem da localidade estar situada à margem do rio, junto a um ponto onde o Taquari descreve uma “volta” em seu percurso.

Barreto, nos áureos tempos do transporte por linha férrea para o interior do estado, fazia parte da ferrovia que ligava a capital Porto Alegre ao então importante nó ferroviário que era a cidade de Santa Maria, e sediava uma estação que hoje se encontra completamente abandonada e depredada, restando de pé somente suas paredes. Triste testemunha do desmonte e do abandono a que foi relegado o sistema de ferrovias em nosso país.

Na margem do rio, junto à “Ponte do Barreto”, existe também uma pequena balsa para travessia de automóveis e pequenos caminhões, proporcionando ligação por estrada ao município de General Câmara.


Estas são algumas das imagens marcantes da “Volta do Barreto” e sua bela ponte ferroviaria:



10 comentários:

  1. Cara, nasci neste lugar . è simplesmente maravilhoso poder dizer EU SOU DE BARRETO.

    ResponderExcluir
  2. Arlei, em 1960, quando tinha um ano, meu pai se mudou para o Barreto. Ai vivi até os 19 anos. Nossa diversão era ficar na Estação, conversando e vendos os trens de passageiros, nadar no Rio Taquari e se aventurar na ponte. Lindo esse blog! Trouxe-me muitas lembranças. Parabéns!!! Flavio Luiz Barboza.

    ResponderExcluir
  3. Se esta ponte está desativada, porque não se adapta ela ao transporte rodoviário, pois seria uma solução emergencial e barata à Ponte sobre o Rio Guaíba.

    ResponderExcluir
  4. moro no barreto a 28 anos adoro este lugar,e´um lugar tranquilo onde as crianças podem brincar sem preocupação.No verão adoro sentar na beira beira do rio tomar chimarrão e curtir a brisa do rio taquari

    ResponderExcluir
  5. É um dos meus lugares preferidos
    Leandro

    ResponderExcluir
  6. MInha tia morou ai tenho parentes que moram, eu sempre ia bah é muito legal amo esse lugar, ja pesquei sentadao nos pes da ponte muito legal mesmo!!!! e é verdade que o cara que fez a ponte se jogou de la ou éra so papo que meu primo falou?

    ResponderExcluir
  7. É uma história muito interessante. Soube dela hoje: http://generalcamaracity.blogspot.com/2011/07/ponte-do-barreto-historia-recontada.html

    Sou um apaixonado pelo Rio Grande do Sul, pela sua história.
    Soube hoje da ponte: http://generalcamaracity.blogspot.com/2011/07/ponte-do-barreto-historia-recontada.html

    Estou longe, na China, mais exactamente em Macau. O meu contacto é este:
    https://www.facebook.com/mario.cardoso.7739

    Saudações cicloturísticas

    ResponderExcluir
  8. Uma pergunta:
    O ramal entre Porto Alegre e Santa Maria está desativado? Nem os trens de cargas não passam mais?
    Meu pai foi ferroviário e eu passei muitas vezes no noturno ou no misto em direção a Santa Maria.
    Os contratos de concessão da rede, na região sul, foi o maior escândalo de corrupção desse país, uma vergonha, condenaram Lula por um apartamentozinho de segunda e essas barbaridades ninguém se importa, que país é este?
    Desculpem o desabafo, mas fico revoltado, sei que seus pais assim como os meu deram a vida pela ferrovia, hoje os políticos não dão a mínima e vejam políticos de todos os partidos!
    Abraço fraterno a todos, filhos, netos de ferroviários, que assim como eu não conseguem aceitar, o crime que cometeram contra a ferrovia e contra os brasileiros!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Segue minha contribuição a este lugar muito especial.

    https://www.youtube.com/watch?v=_zwzfDfaQGM

    ResponderExcluir