No caminho, pouco antes de Carlos Barbosa, uma parada para fotos em um antigo moinho à beira da estrada.

Após o excelente almoço retornamos à estrada e entramos no Vale dos Vinhedos, curtindo o cenário de parreirais, vinícolas e montanhas que dominam a paisagem. No caminho não podemos deixar de ficar impressionados com a estrutura e grandiosidade de empreendimentos recentes como o Hotel Villa Michelon e o Centro de Visitação da Miolo, ambos criados para receber muito bem o turista com toda a infra-estrutura e luxo possíveis, dentro da proposta de “enoturismo” que está se desenvolvendo na região. Nosso interesse obviamente era outro, então nem paramos para fotos, seguimos adiante pois nosso destino era a pequena cidade de Santa Tereza, uns 25km adiante.





Após rodarmos por uns 5 km, e sempre guiados pela rota gravada no GPS, deixamos a estrada que margeia o rio e começamos a escalar novamente a serra por estradinhas e trilhas praticamente abandonadas que nos levariam à cidade de Coronel Pilar e de lá a Garibaldi. Esta era a etapa “off-road” do passeio. As estradinhas, apesar de meio abandonadas, não representaram nenhum desafio especial para o Vitara e após muitas subidas, poeira e buracos tivemos, já no alto da serra, a visão da torre da igreja de Coronel Pilar dominando o vale entre as montanhas.
Seguimos em frente, passando por pequenos povoados e núcleos de colonização, e chegamos finalmente a Coronel Pilar, um pequeno vilarejo de colonização italiana localizado num vale cercado de montanhas, a uns 15km de Garibaldi. A forte religiosidade do povo italiano se faz presente na bonita igreja da cidade, ricamente construída em tijolos a vista, ostentando uma arquitetura trabalhada, requintada, representando muito bem o talento italiano para arquitetura e artes.
Saindo de Coronel Pilar, seguimos em frente por uma estrada de asfalto novo que nos leva até o centro de Garibaldi, que estava bastante movimentado e contrastava fortemente com a tranqüilidade dos lugares pelos quais andamos naquela tarde. De lá retornamos à estrada, era hora de voltar para casa, levando conosco imagens de mais alguns pedacinhos da nossa serra e da nossa gente.


Boa tarde Arlei
ResponderExcluirSou um viajante também, mas de moto, e estava pesquisando sobre Santa Tereza, que provavelmente será o nosso próximo destino. Achei muito bom o que foi postado por você, mas o mais curioso, é que também moro em Canoas, mas sou de Taquari.
Grande abraço
Juari Ferreira de Araujo
Opa !
ResponderExcluirEntão Juari......sou de Canoas mas "taquariense" em função do trabalho. Gosto demais da terrinha !
Quanto a Santa Tereza, sem duvida um destino imperdivel escondido na nossa serra !
Boas Viagens !
Sou de Santa Rosa RS, e não conheço Santa Tereza, espero ter o prazer de conhece-la, pelas fotos é uma bela cidade!!!!
ResponderExcluir