"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ESTRADA DO IMIGRANTE, SANTA LUCIA DO PIAI, VILA OLIVA - ABRIL 2005

Em abril 2005, fizemos um pequeno passeio num sábado de muito sol, para conhecer a Estrada do Imigrante, na região da colônia de Caxias do Sul, depois as localidades de Santa Lucia do Piai, Vila Oliva, ambas distritos de Caxias, e finalmente fazendo a ligação por estradas de terra, entre Vila Oliva e Gramado, num roteiro até então desconhecido por nós.

Este roteiro totalizou 360km de estradas, rodadas a bordo de nosso Suzuki Vitara Canvas.

Pegamos a estrada bem cedo com destino a Serra. Após alguma dificuldade para calibrar os pneus do Vitarinha, finalmente pegamos a BR-116 em direção a Caxias do Sul, pouco depois das 9:00h. O tempo estava completamente aberto, céu azul deixando as paisagens da Serra ainda mais bonitas.
Seguimos pela BR-116 passando por Nova Petrópolis. Pouco depois desta cidade fizemos um desvio para visitar o Ninho das Águias, rampa de vôo livre com acesso por estrada de chão, com entrada na margem esquerda da BR-116. Do topo do morro, na rampa de onde o pessoal decola, se avista um grande e lindo vale, sendo possível avistar a cidade de Caxias do Sul distante em torno de 40 km dali.
Voltando à BR-116, em direção norte, seguimos até Vila Cristina, onde antes do pedágio é preciso entrar à esquerda na estrada que leva a Vale Real e Feliz. Aproximadamente 2km após o trevo onde inicia esta estrada está a Estrada do Imigrante. Como não existem placas indicando o acesso, é preciso tomar cuidado e pedir informações. Um ponto de referência é a borracharia que existe na margem direita da estrada, praticamente em frente ao acesso da Estrada do Imigrante.

Já na Estrada do Imigrante se inicia uma verdadeira escalada, a estrada é de terra e bastante estreita, e as subidas bem íngremes. O visual é muito bonito, com parreirais por todos os lados. A paisagem é típica de montanhas e vales. Dá prá parar e roubar uns cáquis...........tantos que existem plantados junto à estrada. Após a subida e uns bons kms de terra, a estrada está asfaltada, já nas proximidades da localidade de 3° Légua. Existem ao longo da estrada várias placas indicando pontos de visitação, destaco dois que valem a pena.
O primeiro é a Gruta e Cascata de Nossa Sra.de Lurdes. O acesso é fácil por uma estrada de terra, e bem sinalizado com placas indicativas a partir da Estrada do Imigrante.
O segundo é a linda igreja da localidade de 3° Légua, exemplo típico de arquitetura colonial muito bem conservada pelos moradores.

Seguindo adiante pela Estrada do Imigrante é possível seguir até a cidade de Caxias do Sul, ou optar como nós fizemos por entrar à direita em uma das várias estradinhas existentes, retornando à BR-116 na altura de Galópolis. Segui esta segunda opção pois já eram 13:00h e a fome começava a apertar........Após almoço em uma cantina na BR-116 pouco antes da cidade de Caxias, retornamos à estrada para a segunda parte do passeio. O objetivo agora era atingir Gramado somente por estradas secundárias de terra, cruzando distritos no interior de Caxias do Sul.

Pela BR-116 cruzamos Caxias do Sul até o entroncamento com a Rota do Sol, onde entramos à direita rumo a Lageado Grande e Tainhas. Após uns 15km saímos da Rota do Sol em direção a Fazenda Souza. A estrada é asfaltada no início, depois terra, mas sempre bem conservada e larga. A paisagem aqui é diferente, típica dos Campos de Cima da Serra, com araucárias, campos e capões. Algo muito semelhante ao que se vê na região entre Canela e São Francisco de Paula.

Partindo de Fazenda Souza rumamos para Santa Lucia do Piaí, outro distrito do município de Caxias do Sul. Existem placas indicativas o tempo todo, portanto é só ficar ligado nelas que não tem risco de perder o rumo. Estradas de terra em boas condições nos levam por paisagens de campos, parreirais e plantações de maçãs (com direito a levar algumas de “brinde” colhidas dos pés carregados na beira da estrada).
No caminho para Sta.Lucia do Piaí, uns 5km antes de se chegar à localidade, passamos em frente à fazenda onde fica a Fonte Água Azul. Neste local existe uma fonte de onde a água brota do solo com uma coloração levemente azulada e que segundo pesquisadores demarca o local onde teria sido morto pelos indígenas um catequizador jesuíta no séc. XVII. Dizem que a tal fonte é milagrosa, pelo sim pelo não decidimos dar uma paradinha para descansar e conhecer o local.........
Em Santa Lucia do Piaí, que por sinal é uma típica vila do interior da serra, com direito a pracinha central com igreja e tudo, foi preciso pedir informações para pegar a estrada para Vila Oliva, nosso próximo destino. A dica é fácil e não tem erro, para quem chega na vila vindo de Fazenda Souza, ao chegar na praça central entra-se à esquerda e pronto. Pegamos um estradão de terra que vai nos levar a Vila Oliva.



Deste ponto em diante a paisagem vai gradativamente mudando.......deixamos os campos e começamos a novamente adentrar as montanhas e vales da serra. O movimento de veículos
começa a ficar cada vez menor, as casas de colonos cada vez mais espaçadas e raras. A estrada vai estreitando e piorando, o que em se tratando de estar de jipe não traz nenhuma dificuldade, só aumenta a emoção do passeio. Existem diversas bifurcações na estrada e algumas “pegadinhas” pois não se segue pela estrada principal. Mas sempre têm placas indicando, é só ficar esperto e ligado.
Chegando a Vila Oliva, para continuar para Gramado que é nosso destino final é muito fácil, é só atravessar a vila pela avenida principal e seguir adiante. Passando a vila uns 500m temos à esquerda a Represa da Pasta, na verdade um grande e bonito lago em meio à mata de pinheiros. Infelizmente se trata de área particular e a entrada estava fechada portanto curtimos o visual da beira da estrada mesmo.
Seguimos em direção à Gramado, sempre atento às placas de indicação nas bifurcações. A estrada é bastante estreita, esburacada e sinuosa, contornando as montanhas e vales da serra. Em alguns pontos acionamos o 4x4 para melhorar a aderência e segurança. Existem alguns trechos de descida longa e íngreme onde é preciso “segurar” o carro na transmissão com o uso da reduzida, pois somente nos freios levaria ao superaquecimento e falha destes. Neste trecho do passeio passamos por um ponto de beleza incomparável, que é a ponte de ferro cruzando sobre o Rio Caí.
A estrada desce serpenteando a encosta das montanhas até atingirmos um passo onde cruzamos sobre o rio. A ponte é totalmente metálica. Dela temos uma bela vista do Rio Caí correndo em seu vale em meio às montanhas. O local é totalmente deserto, longe de tudo, e literalmente a ponte fica no meio de duas “paredes” que são as montanhas. Às 16:00 h o sol já não chegava a nenhum ponto do rio e da ponte, formando a esta hora aquele cenário típico de fim de tarde na serra.
Após cruzar a ponte a estrada segue novamente serpenteando as montanhas agora subindo muito até retornarmos ao mesmo nível da estrada antes da descida na outra margem do rio. Da ponte até chegar a Gramado são mais 15km aproximadamente, passando por uma região belíssima chamada Morro Queimado, onde existem lindos sítios e casas de campo.
Chegamos em Gramado, nosso destino final, às 17:00h, felizes pelo dia que passou e pelas lindas paisagens por onde passamos, retornamos “de alma lavada“ à civilização, com direito a engarrafamento, gente chique e cidade cheia em Gramado. Fizemos uma breve parada no centro para um refrigerante e um descanso e pegamos à estrada de volta para Canoas.

2 comentários:

  1. Estava olhando seu blog, conheço bem, Santa Lúcia agora foram feitas diversas mudanças, a estrada que liga fazenda souza a santa lúcia está completamente asfaltada e a uns 100 metros da entrada foi feito um pórtico.

    ResponderExcluir
  2. o nome da região é MATO QUEIMADO, não morro queimado!

    ResponderExcluir