"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, MAIO DE 2005

Em Maio de 2005, tive a feliz oportunidade de levar minha familia, o filhote com então 2 anos de idade inclusive, para conhecerem São José dos Ausentes.
Foi um final de semana de muito sol, algum frio e excelentes recordação. Destes agradáveis dias, nasceu o relato abaixo:

Roteiro: Canoas, Taquara, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, totalizando 590 km de estrada.

Pontos Visitados: Cânion do Montenegro, Fazenda Potreirinhos, Desnível dos Rios, Cachoeirão dos Rodrigues.

No dia 28 de maio de 2005, sábado, pegamos a estrada bem cedo com destino a serra. Nosso destino era a região dos Campos de Cima da Serra, mais especificamente São José dos Ausentes. A expectativa era grande pois quando visitei Ausentes em 2001, tive a infelicidade de pegar dias nublados e com chuva, portanto não foi possível admirar o maravilhoso visual da região. Desta vez não, o dia amanheceu limpo, claro, perfeito e o fim de semana prometia. Apesar de estarmos em final de maio, não fazia frio.
Saimos às 7:30 de Canoas e tomamos a RS-020 por Gravataí, subindo até São Francisco de Paula. São 110km, feitos em 1:30h. De São Chico rumamos direto a Cambará, ainda pela RS-020, sem esquecer da paradinha clássica no Café Tainhas para um pastel de queijo serrano e uma xícara de café.
Chegamos em Cambará às 10:30h após 180km de estrada asfaltada em boas condições. Levamos 1h para cumprir o percurso entre São Chico e Cambará, já descontados os 30min do cafezinho em Tainhas. Após abastecer o Vitara, iniciamos o trajeto entre Cambará e Ausentes. Aqui o passeio começa a ficar mais interessante. Temos pela frente 55km de estrada de pedra, muitos buracos e um visual que compensa todo o esforço. A estrada corta regiões de mata de araucária e diversos riachos por onde é possível atravessar com o jipe. O único povoado durante todo este trecho é a vila de Osvaldo Kroeff, onde fica a fábrica da Celulose Cambará, aprox. 15km após a cidade.

A velocidade é baixa devido às condições da estrada e também para podermos curtir melhor as paisagens da região. Levamos 1:30h para alcançarmos Ausentes, aonde chegamos pouco depois do meio dia. Até Ausentes, saindo de Canoas, foram no total 235km e 4 horas de estrada.

Após o almoço voltamos à estrada com destino ao cânion do Montenegro. Saindo de Ausentes deve-se seguir em direção ao distrito de Silveira. São pouco mais de 20km por estrada de chão, porém em condições bem melhores que no trecho entre Cambará e Ausentes, com poucos buracos e pedras e bem mais larga. Pouco depois da vila do Silveira, existe um entroncamento na estrada onde deve-se tomar à direita para visitar o cânion ( estrada de acesso a Bom Jardim da Serra, em SC ). Este entroncamento está exatamente a 26km da cidade de Ausentes. Existem placas e o caminho é bem sinalizado, então não existe perigo de ficar perdido......A partir deste ponto são mais 18km até a borda do cânion do Montenegro. O acesso é feito pela Fazenda Pousada do Montenegro.

Até aqui foram no total 280km, chegamos no cânion às 14:20h. Foram 60min de estrada a partir de Ausentes, andando sem pressa. Se em 2001 tudo o que vi foi neblina, desta vez o cânion estava totalmente visível, tempo aberto, céu azul. Deixamos o Vitara a uns 500m da borda do cânion e fomos caminhar pela sua borda. À direita temos o Pico do Montenegro, que é considerado o ponto mais alto do RS, com 1.403m de altitude. O Montenegro impressiona por sua beleza e grandiosidade e apesar de ser pouco conhecido, nada fica a dever aos conhecidos cânions de Cambará do Sul. O visual é deslumbrante e merece um tempo para ser admirado com bastante calma.

Saindo do cânion às 15:20h retornamos pelo mesmo acesso até o entroncamento das estradas após a vila do Silveira, para agora tomarmos à esquerda a estrada que segue até São Joaquim em SC. Este é o caminho para a Pousada Potreirinhos, onde nos hospedamos. Chegamos pouco depois das 16:00h, após um total de 310km rodados desde Canoas. Do cânion à Pousada Potreirinhos são 29km, sendo que a partir da estrada de acesso a São Joaquim, temos 9km na estradinha que leva à Potreirinhos e Cachoeirão dos Rodrigues. A Pousada Potreirinhos oferece acomodações bastante simples, sem muito conforto porém plenamente compensado pela beleza da região onde ela está localizada, pela simpatia e dedicação dos proprietários Chico e Nilda e pela saborosa comida servida aos hóspedes. É como se estivéssemos em casa.

No entorno da Potreirinhos existem algumas atrações imperdíveis, que merecem ser visitadas com bastante calma.
O Cachoeirão dos Rodrigues fica localizado na pousada de mesmo nome, bem pertinho da Potreirinhos. Pode ser visitado num belo passeio a cavalo, ou indo de carro até a Pousada Cachoeirão e de lá uma caminhada curta até a borda da cachoeira.
O Desnível dos Rios, outro ponto a ser visto, é acessível pela Pousada Potreirinhos, em uma caminhada curta que dá acesso a este ponto onde os rios Divisa e Silveira quase se encontram, correndo paralelos divididos por uma rocha e com um desnível de 20m entre os dois. Do desnível é obrigatória a subida ao topo do Morro Maracajá, para se ter uma linda visão panorâmica de toda a região e a melhor vista do Desnível dos Rios. Vale a pena reservar algum tempo para sentar no topo do Maracajá e curtir a paisagem dos Campos de Cima da Serra.

Após curtirmos todas estas atrações, a hospitalidade do Chicão e da Nilda e o clima de Ausentes, iniciamos a viagem de retorno no domingo, dia 29 de maio, saindo da pousada às 16:00h. Até Cambará, direto da pousada, foram 85km, cumpridos em 2h20min. Chegamos a Cambará já noite........cansados, empoeirados mas muito felizes. Dali até Canoas somente nos restavam 180km de asfalto. Foram no total dois dias, 590km, nenhum problema com o Vitara que mais uma vez provou sua robustez, conforto e confiabilidade, muita estrada e muitas imagens gravadas em nossas lembranças, ótimas fotos de recordação e novas histórias para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário