"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CAMBARA DO SUL, JULHO DE 2006

Em Julho de 2006, tomamos novamente o rumo dos Campos de Cima da Serra com destino a Cambará do Sul, para um final de semana de muitas caminhadas nos cânions, descanso e boa comida.
Saímos cedo e após a tradicional parada no Café Tainhas para um descanso, chegamos a Cambará pouco depois do meio dia. Providenciamos um almoço rápido e simples e na seqüência rumamos para a pousada.

Ficamos desta vez hospedados na pousada Recanto dos Amigos, uma fazenda localizada a 3,5km da cidade de Cambará. Fomos muito bem recebidos pela Silvana e Edinho, os proprietários da pousada que realmente fazem valer o nome “Recanto dos Amigos” tratando os hóspedes como se fossem “da casa”.....A pousada também agradou muito pelo aconchego, pela limpeza e organização de seus ambientes.

Jipe descarregado, mochilas desfeitas, saí ainda a tarde para uma caminhada de reconhecimento pelos campos ao redor da pousada.

Após uns 30min de caminhada chegamos à Cachoeira do Tio França, e próximo a ela ainda é possível chegar a mais duas cachoeiras menores, todas muito bonitas recompensando o esforço da caminhada através da mata de araucária nativa, embora o tempo não estivesse bom, com o céu encoberto por muitas nuvens.


Chegando da caminhada, nos reunimos todos em volta da lareira, acompanhados de pinhão e chimarrão, para assistir à derrota do Brasil contra a França que eliminou nossa seleção da copa do mundo de 2006.

À noite saímos para jantar no Restaurante Galpão Costaneira. Excelente janta de comida campeira regada a vinho colonial e acompanhada pela gaita do Agripito, gaiteiro já lendário em Cambará do Sul. A janta se estendeu e ficamos até tarde em volta do gaiteiro, curtindo aquele clima gostoso de galpão de campanha, sempre acompanhados de bons copos de vinho. Não têm lugar mais aconchegante e gostoso para jantar em Cambará !
No domingo, amanhecemos sob intensa cerração fechando totalmente a paisagem e impedindo qualquer possibilidade de visita ao cânion na parte da manhã, como era nosso plano inicial. Após um ótimo café da manhã e tomarmos um bom chimarrão, partimos próximo ao meio dia e aproveitando que o tempo dava sinais de melhora, arriscamos uma visita rápida ao Fortaleza.


Infelizmente ao chegarmos lá nos deparamos com o cânion completamente encoberto pela viração, impossibilitando curtirmos o visual único do Fortaleza. Mesmo assim aproveitamos para caminhar um pouco pelas trilhas na borda do cânion e curtirmos alguns momentos de silêncio e contato com a natureza.

Sem muito mais o que fazer, pois a cerração ficava cada vez mais densa, retornamos ao jipe e deixamos Cambará.

Embora o tempo não tenha contribuído para aproveitarmos melhor nosso final de semana, voltamos felizes pelos momentos de paz, tranqüilidade, amizade e contemplação que Cambará sempre nos proporciona a cada nova visita. Desde a partida já fica a saudade e os planos de uma nova visita a esta região tão especial e aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário