"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

domingo, 2 de fevereiro de 2014

MENDOZA, CORDILHEIRA DOS ANDES, DEZEMBRO DE 2013, 1º DIA


   Minha viagem de férias de Dezembro de 2013 foi completamente diferente do usual em vários aspectos. Para começar, não houve muito tempo de planejamento prévio, na verdade entre algumas opções possíveis, o destino de minha viagem só foi definido a pouco menos de uma semana do inicio das férias. A escolha foi a província de Mendoza na Argentina e a Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile, viagem a muito tempo sonhada e agora prestes a ser realizada.

   Além disso, como acabei viajando no mês de Dezembro, não teria a companhia de minha noiva e meu filho, meus parceiros habituais de viagem. Esta seria uma “viagem solo”, um tempo para estar comigo mesmo e meus pensamentos.

   Escolhido o destino que mais se ajustava a meu orçamento e tempo disponível, passei para a etapa seguinte do planejamento da viagem, que como escrevi acima, teve de ser feito “às pressas”. Os últimos dias que antecederam a partida foram de muita pesquisa na internet e muita expectativa.

   A primeira questão a resolver era: ir rodando de carro desde o RS, ou ir de avião até Mendoza?  O fato de viajar sozinho, de ter de encarar 2.000 km de deslocamento entre Porto Alegre e Mendoza, o que me tomaria no mínimo dois longos dias de estrada, somado à má fama da Policia Caminera Argentina conhecida por sua “honestidade” e seus golpes contra turistas me levou a optar por fazer o deslocamento até Mendoza de avião e alugar um carro por lá.

   No aspecto planejamento de viagem não posso deixar de mencionar os fantásticos mapas para GPS Garmin disponibilizados gratuitamente pelo grupo do Proyecto Mapear - http://www.proyectomapear.com.ar/, foram perfeitos, e me guiaram sem nenhuma falha ou dificuldade pelos 06 dias de viagem na Argentina.

   Reservei hotel através do ótimo Decolar.com  - http://www.decolar.com/  , excelente ferramenta de pesquisa de valores de diárias e opções de estadia, rápido e seguro na efetivação e pagamento das reservas, uma “mão na roda” no planejamento de qualquer viagem.

   Em Mendoza optei pelo IBIS, pelo ótimo custo x beneficio, pelo “padrão Ibis” já conhecido, garantindo que não haveria surpresas entre o que se vê no site e a realidade, e pela muito boa localização, um pouco afastado do centro da cidade mas junto à RN7 que é uma das rodovias de acesso à região central de Mendoza e praticamente em frente ao shopping center da cidade. A diária custou R$ 125,00 pagos via “Decolar.com”.

   Passagens aéreas compradas, reservas de hotel feitas, roteiro dia a dia traçado, aluguel de carro agendado, malas prontas, no final tudo ficou pronto em tempo para a partida. Então vamos lá !

1º dia, quarta feira, 04 Dez 2013


  O primeiro dia de viagem foi apenas de tramites burocráticos nas alfândegas dos aeroportos e deslocamento via aérea, Porto Alegre x Buenos Aires, e na sequência Buenos Aires x Mendoza.



   Mesmo assim já deu para sentir um gostinho especial ao assistir da janelinha do avião o espetáculo do sol se pondo por trás das montanhas da Cordilheira dos Andes. Amanhã a aventura de verdade começa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário