"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MENDOZA, CORDILHEIRA DOS ANDES, DEZEMBRO DE 2013, 5º DIA

5º dia, domingo, 08 Dez 13


   “Day Off” J  Reservei o domingo para descansar, curtir um pouco a cidade de Mendoza e seus parques. A ideia era visitar a região de Maipú no período da manhã e passar o restante do dia caminhando e conhecendo melhor o imenso Parque General San Martin.

   Confirmando a previsão do tempo, o dia amanheceu nublado e cinzento, e no horizonte sobre a Cordilheira dos Andes pesadas nuvens anunciavam mudança no tempo. Após um café da manhã sem pressa deixei o hotel e fui conhecer a região de Maipú, que fica a menos de 30 minutos do hotel.

Estradinha secundária que leva a Maipú


   Andei um pouco pelas estradinhas da região, sinceramente não achei nada de muito bonito, as paisagens não são lá estas coisas e acabei não visitando nenhuma bodega, já que a maioria estava fechada à visitação em função de ser domingo. Lá pela metade da manhã o tempo fechou de vez.

Seria Ernesto "El Che" um mendozino ??

   Chuva é algo bastante raro em Mendoza, e incrivelmente tive a oportunidade de ver chuva nesta região semi-desértica. A chuva pesada durou em torno de 1 hora, em algumas regiões próximas houve tempestade elétrica, mas após o meio dia o tempo abriu e em breve as nuvens pesadas se dissiparam e o sol voltou.

   Com tempo bom, lá pela metade da tarde voltei à região central de Mendoza para caminhar e fotografar as ruas centrais.


   Mendoza é uma cidade muito bonita, todas suas ruas são arborizadas, a cidade é incrivelmente verde, existe sombra em todas as calçadas. Também é interessante perceber os canais existentes em praticamente todas as calçadas, que servem para recolhimento e condução da água da chuva servindo de canal de irrigação para as árvores. A água é um bem precioso nesta região, e nitidamente a cidade foi construída com sabedoria em termos de aproveitamento deste recurso tão precioso.

Ruas centrais de Mendoza, sempre arborizadas

   Outro aspecto bacana de Mendoza, ao menos para quem curte carros antigos, é o grande número de "veteranos" em atividade, a grande maioria com muitas "marcas" dos anos de serviço.

Renault 12, "irmão" de projeto do nosso Corcel

Este Fiat 600 trazia várias "marcas" dos anos de uso :-)

Renault 4

Peugeot 504, um clássico mundial que teve muito sucesso na Argentina

O "clássico dos clássicos" da Argentina, Ford Falcon

   Em seguida retornei ao Pq. General San Martin, para conhecer o 'Cerro de la Gloria', que fica no alto de um morro de onde se tem uma visão de toda a área verde do parque e da região central de Mendoza.

Portão de acesso ao Pq. San Martin, e um belo Citroën 2CV

Avenida principal que corta o Pq. San Martin

Ruas internas do Pq. San Martin, muitas árvores, e as canaletas para aproveitamento da água da chuva junto à calçada, bem no canto esquerdo da foto

Cerro de la Gloria, Pq Gnral San Martin


   Ao final do dia, após caminhar bastante pelas arborizadas ruas internas do Pq San Martin, voltei ao hotel para organizar as coisas e fazer as malas. Amanhã, segunda feira, deixo o Ibis e vou em direção a Uspallata onde passarei a noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário