"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CASCATA DOS BUGRES, SANTA MARIA DO HERVAL, DEZEMBRO DE 2009

A pequena cidade de Santa Maria do Herval está localizada na encosta da serra, e fica distante em torno de 80km da capital Porto Alegre, em meio a uma região montanhosa e de marcante colonização alemã.

O acesso a Santa Maria do Herval pode ser feito de duas maneiras, a mais obvia pela BR-116 a partir de Porto Alegre, seguindo até Morro Reuter e desta cidade entrando à direita na RS-373, uma estrada de asfalto novo e pouco transito, que leva até a cidade de Sta.Maria do Herval, 14km após o acesso na BR-116.

O outro caminho, menos obvio e bem mais divertido e bonito, é seguir pela BR-116 até o acesso à rota conhecida como “Caminhos da Colônia”, que inicia pouco após o Shopping Portal da Serra, pouco depois do pórtico de acesso à cidade de Ivoti. É claro que este era o caminho escolhido.

Por este caminho, vamos percorrer a colônia dos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, cruzando pela localidade de Picada Verão e passando em frente a belos sítios e casas antigas onde o estilo predominante é o conhecido enxaimel típico das áreas de colonização alemã.


Por este caminho passamos em frente ao Sitio da Família Lima - http://www.reservafamilialima.com.br/ - , conhecida área de lazer da região com camping e cascatas para banho, e seguimos por estradas de chão e muita área de mata fechada, até reencontramos o asfalto da RS-373 na localidade de São José do Herval, onde além da belíssima igreja de pedra temos também como atração e opção para um bom almoço o Restaurante Colonial Kieling - http://kieling.blogspot.com/ .

Seguindo em frente pelo asfalto e chegando a Santa Maria do Herval, uma atração imperdível é a visita à Cascata dos Bugres, que tem acesso fácil mas infelizmente não sinalizado a partir da estrada principal. Como a estradinha de acesso à cascata estava gravada no GPS, tudo ficou muito fácil.
Além de uma bonita atração para fotos e um bom recanto para descansar em harmonia com a natureza, a Cascata dos Bugres é também procurada pelos adeptos do Rapel.

Saindo da Cascata dos Bugres e voltando ao centro da pequena cidade de Santa Maria do Herval, uma outra atração interessante é a igreja matriz obviamente localizada na praça central.

Outra atração de interesse na cidade é a Barragem e Usina Hidrelétrica do Herval. Construída em 1941 e atualmente operada pela CEEE, a usina faz parte do Sistema Salto de Geração de Energia, composto ainda pelas barragens da Divisa, Blang e Salto no município de São Francisco de Paula e pela barragem e usina dos Bugres em Canela.


Por um acesso estreito, íngreme e muito escorregadio que começa ao lado da barragem, descemos passando ao lado dos tubos de condução que levam a água da barragem até as turbinas lá em baixo.

Seguindo em frente cruzamos por trás da Cascata do Herval com seus 120m de queda d’água, de onde somos recompensados com visões privilegiadas do cânion formado pelas montanhas e pela cascata.
Lá em baixo, no fundo do vale, corre o Rio Cadeia em meio às pedras e fica também localizada a “casa de máquinas” da usina, onde estão instaladas as turbinas responsáveis pela geração de energia elétrica.


8 comentários:

  1. Eu ja conhecia esse caminho, mas tive a oportunidade de revisitá-lo ha 1 mes. É um lindo caminho, com lindas e encantadoras paisagens. Obrigado por proporcionar-me, através dessas fotos, ótimas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Daniel - oidaniel@hotmail.com29 de julho de 2010 às 20:40

    Arlei, encontrei seu blog por acaso e quero deixar meus parabéns pelo conteúdo do mesmo.

    Como você, também possuo um Vitara 97, só que branco e sem acessórios.

    Já adicionei seu blog nos favoritos para que eu possa visitá-lo com frequência.

    Esse grupo de Vitaras combina as viagens pelo fórum 4x4brasil ou em outro local? Pergunto isto pois moro em Floripa e me interessa participar desse tipo de expedições.

    Abraços

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Arlei muito bom ver teu blog fiquei sabendo pelo Andre. Manda noticias

    Tais

    ResponderExcluir
  4. Sou natural de Santa Maria do Herval, e fico feliz em saber que meu município está sendo divulgado em seu blog, com essas paisagem exuberantes que vc colocou. Conheço bem esses lugares e sugiro que mais gente vá lá conhecê-los, principalmente quem gosta de ecoturismo. Fiquei sabendo que a prefeitura está querendo investir num mirante para a cascata e que a caverna dos bugres recebeu melhorias.

    ResponderExcluir
  5. Lindo lugar, tive o prazer de fer parte interna com pessoal da ceee a 20 anos atrás e é um lugar especial.

    ResponderExcluir
  6. moro aqui e acho que os pontos turìsticos do Herval sAo muito precarios poderia ser melhor.poderia ser feito um projeto para melhorar...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite gostei muito de visitar a cascata.mas quero saber se tem como eu ir la em baixo onde corre o rio cadeia (perto da casa de turbinas).é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas.....tem uma trilha que começa no acesso à cascata e segue os condutos de água em direção a casa das turbinas. Não desci (a trilha é bem ingreme e muito escorregadia) mas acredito leve até a base junto a casa das turbinas.

      Excluir