"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 3 de abril de 2014

URUBICI E SERRA DO RIO DO RASTRO, DEZEMBRO DE 2013, 1º DIA

1º dia, domingo, 15 Dez 13


   Na segunda quinzena de dezembro de 2013 aproveitei os dias finais de meu período de férias para visitar Urubici, no alto da serra catarinense, tendo como companhia de estrada meu filho de 10 anos de idade.
   O objetivo da viagem era usar Urubici como nossa “base de operações” para visitar as Serras do Corvo Branco, Rio do Rastro e então retornar ao RS fazendo o caminho entre Bom Jardim da Serra no alto da serra catarinense e São José dos Ausentes já no estado gaúcho.

   Urubici é uma pequena cidade encravada no alto da serra catarinense, na região que pode ser considerada a mais fria do Brasil, com temperaturas negativas, frequentes geadas e nevascas durante os meses de inverno. Urubici é vizinha das também geladas cidades de Urupema e São Joaquim, provavelmente a mais famosa pelas baixas temperaturas, embora a rigor não seja a cidade mais fria da região.

 Urubici também é a cidade onde está localizado o famoso Morro da Igreja - http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_da_Igreja , ponto mais alto do sul do Brasil com seus 1822 m de altitude, no interior do Parque Nacional de São Joaquim.
   A cidade em si é bastante pequena e muito tranquila, o que não impede de oferecer ao visitante boas opções de pousadas, além de um bom hotel no centro da cidade e uma quantidade adequada de restaurantes, pizzarias e lanchonetes.

Os sites a seguir trazem mais informações a respeito da cidade, sua estrutura e atrações:


 1º DIA DE VIAGEM, URUBICI

   Voltando a nossa viagem, saímos de casa na manhã do domingo dia 15 de dezembro e seguimos direto até a cidade de Caxias do Sul, onde tomamos a BR-116 em sentido norte rumo à divisa catarinense, passando pela cidade de Vacaria ainda no lado gaúcho.

   A BR-116 neste trecho é bastante sinuosa e estreita, principalmente no trecho entre Caxias do Sul e Vacaria. O trafego é relativamente pesado e volta e meia um caminhão mais lento obriga a reduzir a velocidade até se encontrar um ponto possível de ultrapassagem. A média horária acaba sendo baixa e a viagem demora um pouco, mas o visual da serra compensa plenamente e afinal viajar devagar curtindo as paisagens da serra acaba sendo um prazer a mais.
   De Taquari à divisa entre os estados de RS e SC são 285 km, que foram vencidos em pouco mais de 4 horas, incluindo a parada para almoço feito em Vacaria.

Na divisa dos estados de RS e SC pela BR-116

    A partir da divisa com SC a BR-116 cruza uma região mais plana e seguimos viagem até a cidade de Lages, onde seguimos então pela BR-282 em direção a Urubici, nosso destino final do dia, distante 175 km da divisa com o RS.

   O acesso à BR-282 a partir de Lages está bem complicado nos primeiros quilômetros. A estrada cruza uma região extremamente movimentada no perímetro urbano de Lages e existem muitas obras como construção de viadutos etc, que obrigam a fazer desvios nem sempre bem sinalizados por dentro dos bairros. Após alguns quilômetros felizmente saímos do perímetro urbano de Lages e a estrada se torna livre e mais gostosa de andar.

   A partir de Lages são mais uns 80 km pela BR-282 até chegarmos ao acesso a Urubici, pela estrada SC-110. No caminho fomos “pegos de surpresa” por uma forte chuva típica de tarde de verão, que felizmente logo foi embora.
   A SC-110 é bastante estreita e sinuosa, mas apresenta piso em boa condição, sem buracos. A estrada cruza uma região muito bonita conhecida como Serra do Panelão até finalmente chegar à cidade de Urubici.

   Chegamos a Urubici no meio da tarde, o que nos permitiu acomodar as mochilas na pousada, descansar um pouco e ainda sairmos no final da tarde para andar um pouco pela cidade.
   No centro da cidade visitamos a interessante igreja matriz de Urubici com seu estilo muito peculiar.


   Saindo da cidade em direção a São Joaquim fomos visitar a parte alta da Cascata do Avencal. O mirante para a cascata fica em área particular e é cobrada uma pequena taxa de visitação.


Cascata do Avencal, vista do mirante

   Para passar a noite nos hospedamos na Pousada das Flores, uma simpática pousada localizada na rua principal da cidade, quase em frente ao Urubici Park Hotel.


   Apesar de estar na rua principal, o sossego é garantindo, a pousada é ótima. Os quartos são silenciosos, bonitos, simples mas bem decorados, extremamente limpos e bem cheirosos, o banho com aquecedor a gás é excelente e para as noites de inverno, os quartos contam com calefação, que obviamente não usamos.

 À noite esfriou um pouco, a temperatura caiu para algo em torno dos 18ºC, e aproveitamos a noite agradável para jantar uma pizza no Zeca’s Bar, um dos restaurantes mais antigos e tradicionais da cidade, que eu já conhecia de minha primeira visita a Urubici em Jan/2001, quando o lugar ainda se chamava simplesmente “Bar do Zeca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário