"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CASCATAS DE MARATÁ, FEVEREIRO DE 2012

No último domingo 12 de Fevereiro aproveitamos a tarde de muito calor e sol para conhecer o municipio vizinho de MARATÁ e suas cascatas.

Maratá é um pequeno município de aprox. 2.500 hab. situado na região do Vale do Rio Cai, distando em torno de 90km de Porto Alegre. 
O acesso ao municipio para quem parte da capital pode ser feito através da BR-386 (Tabaí-Canoas) em direção a Montenegro e deste municipio seguindo pela RS-411 até o municipio vizinho de Brochier, a 3km de Maratá.

Breve Histórico:

"Maratá é um termo indígena que significa lugar onde os elementos água e solo, entram em choque, num eterno combate em homenagem à natureza. Sua colonização inicia em 1856, quando imigrantes alemães, desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.

Andréas Kochenborger foi o pioneiro no desenvolvimento industrial e comercial de Maratá. Para escoar a rica produção agropecuária regional, chegou a implantar um serviço de navegação através do Arroio Maratá até o Rio Caí e dali para Porto Alegre.

Em 1909, com a inauguração da ferrovia Novo Hamburgo – Caxias do Sul, o povoado ganhou notável impulso, tornando-se pólo regional para a comercialização das riquezas primárias. Paralelamente, os pioneiros também impulsionaram o desenvolvimento cultural e educacional, destacando-se a família Rücker, natural da Silésia.

No final da década de 70, com a desativação da rede ferroviária, a localidade experimentou um longo período de estagnação e esta situação apenas mudou com o início do processo de emancipação.Criado o novo município em 20/03/1992, através da Lei Estadual nº 9622/92, a população recuperou sua antiga motivação, participando ativamente do crescimento de sua cidade."
fonte:  site da prefeitura de Maratá -  www.marata.rs.gov.br 

Como atrações turísticas Maratá oferece basicamente duas cascatas interessantes e que valem a pena ser visitadas.

Para quem chega à cidade vindo de Brochier a primeira cascata é a Cascata do Parque Maratá, situada a 1,5km de centro da cidade e com 15m de altura. Junto à cascata existe uma estrutura básica de camping (um pouco tumultuada numa tarde quente de verão), e o acesso à cascata é livre mas o visitante tem de pagar R$ 5,00 pelo "estacionamento".


A outra atração é a Cascata Vitória, também localizada a 1,5km da cidade mas na direção oposta, ou seja passando o pórtico da cidade no sentido de quem segue para a RS-470 e Montenegro.

A Cascata Vitória é bem mais interessante e bonita que a anterior, com 30m de queda em meio a um penhasco formando um bonito cenário. Aqui também temos uma área de camping estruturada e muito melhor cuidada do que na Cascata Maratá. O ambiente é mais tranquilo e mesmo com uma boa quantidade de visitantes o local se mantinha silencioso, limpo e em ordem. Ao contrário da Cascata Maratá, aqui o acesso é livre, gratuito, e o visitante dispõe de locais para estacionamento, trilhas para caminhada, banheiros, churrasqueiras e bar / restaurante.



4 comentários:

  1. Olá, meu nome é Paulo Costa.
    Estava pesquisando sobre as cascatas de maratá e encontrei seu blog. Achei bem interessante o conteúdo. Estou curioso para conhecer essa cascata vitória e gostaria de saber se tem algum contato do camping pra que eu pudesse procurar informações sobre acampamento. Grato desde já. Deixo meu email para contato: paulotranquily@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo eu não tenho contato do camping lá da Cascata Vitoria, mas assim, é uma área municipal e os contatos e informações vc tem aqui:

      http://www.marata.rs.gov.br/camping

      Abraços !

      Excluir
  2. Ola Arlei, estive essa semana pelas cascatas de Maratá, por culpa do seu post. Obrigado pela dica. Um lugar muito bacana que pude conhecer em um dia de boas caminhadas após sair de Poa às 9h rumo a Montenegro. Uma pena que o Google Earth tenha trocado as cidades Brochier e Maratá no mapa, o que me deu trabalho para localizar as cascatas por lá depois. Abraço. Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Estarei indo pra la amanha. Conhecendo mais um cantinho desse nosso lindo Estado, e com dicas desse blog super legal. Pra quem quiser informacoes do camping ligue para o Sr. Dirceu (51) 9993 9578. Pena nao encontrar fotos no google que mostre melhor a estrutura dos campings de la. O Sr,. Dirceu eh dono dos dois campings citados neste post e me confirmou que o da Cascata da Vitoria realmente tem mais estrutura. Abraco, e bom feriado.
    Janice
    janicecr@gmail.com

    ResponderExcluir