"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

domingo, 10 de abril de 2011

VILA DE SANTO AMARO / GENERAL CAMARA, DE NOVO....

Vamos em Abril, já se passam 4 meses do ano de 2011.
O blog não foi abandonado, apesar de meio "esquecido", na verdade deixou de receber atualizações na medida que andei ocupado com muitas mudanças simultaneas ocorrendo na vida pessoal e que acabaram me deixando sem tempo para fazer o que mais gosto, andar "por ai".

Bom, retomando as atividades "viajante-fotográficas" e "bloguísticas", no dia 13 de Março, um domingo, fui novamente visitar e almoçar na vila de Santo Amaro do Sul, distrito do municipio de General Camara e pertinho aqui de casa, bastando atravessar o rio.........rsrsrsr.
Santo Amaro já foi tema de um post mais completo aqui no Caminhos do Sul, então quem tiver curiosidade de ler mais a respeito segue o link: http://oscaminhosdosul.blogspot.com/2010/07/santo-amaro-e-barragem-de-amaropolis.html

Chegando a Santo Amaro é impossivel não se maravilhar e fotografar a centenária igreja junto à pracinha, uma das mais antigas (e belas) do estado.

O almoço é claro, foi no Restaurante Coqueiros, buffet excelente a base é claro de peixes, muitos peixes, ensopado, frito, assado, à Escabeche etc etc.........para quem gosta, um prato cheio literalmente falando.


Após o farto almoço e uma cervejinha beeeeeeem gelada que o calor estava forte, fomos para a "caminhada fotográfica" em torno da pracinha central. Por todos os lados, construções em estilo açoriano nos remetendo à epoca da colonização da região e a histórias dos tempos farrapos.


Este belo sobrado fica na rua do Restaurante Coqueiro, em direção ao Rio Jacui.


Gosto muito desta casa, mantendo intactas suas caracteristicas construtivas e seu aspecto.


Infelizmente o mesmo não pode ser dito da abandonada Estação Ferroviaria de Amaropolis, completamente descaracterizada pelo "puxadinho" em telhas de fibrocimento sobre o que foi a plataforma de embarque nos bons tempos da ferrovia que nem existe mais....uma pena, pois o prédio é belissimo e ainda se encontra em boas condições, bastava um cuidadoso e criterioso trabalho de restauro.


Descendo em direção ao Rio Jacui, belos recantos para descansar à sombra na tranquilidade do rio.


Finalmente, após passear pela beira do Rio Jacui e andar em meio às centenárias construções de Santo Amaro, retornei para casa. No caminho para Taquari, um atalho por estradinhas em meio a sitios e fazendas na região. Muitas, mas muuuuuuuuitas plantações de melancia.


Os "pontos brancos" a perder de vista na foto são sim, MELANCIAS.......já passadas do ponto de colheita. Esta cena se repete ao longo da estrada sitio após sitio, parece que houve uma "super safra" de melancias muito além da demanda consumidora.


5 comentários:

  1. linda reportagem de viagem a um lugar que eu nem conhecia

    ResponderExcluir
  2. belas paisagem, tem a festa de santo amaro
    dia 15/01/12 muita boa. recomendo

    ResponderExcluir
  3. Santo Amaro pescarias e abates no frigorífico do Neri as caçadas com o amigo Amaro e as confusões e pequenas brigas com o pessoal dos cortes de acácias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. morei anos la eu tinha um armazem na entrada para santo amaro para o passo do pitiço meu nome é leandro muitas brigas acompanhei por la muitos amigos e parentes mora la ainda meu tio marocão faleceu a pouco tempo saudades destes tempos abraço todos.

      Excluir