"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

VALE DAS TRUTAS, SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, MAIO DE 2015


   Aproveitando o feriado de 1º de Maio, voltamos mais uma vez à região de São José dos Ausentes, desta vez para nos hospedarmos na pousada Vale das Trutas - www.valedastrutas.com.br .


   O Vale das Trutas fica junto à estrada RS-020 que faz a ligação entre Cambará do Sul e Ausentes, e está distante 42 km do centro de Cambará, sendo que apenas 11 km deste trecho estão asfaltados, o restante do trajeto é feito sobre as costumeiras estradas de terra com muita pedra, típicas da região, o que apesar de atrasar a viagem não é impedimento para nenhum tipo de carro, mesmo veículos normais de passeio trafegam com tranquilidade desde que respeitadas as condições da estrada.

Pórtico de entrada da Celulose Cambará S.A., no meio do caminho a Ausentes

   As acomodações do Sitio Vale das Trutas são em cabanas de madeira que comportam 04 pessoas, todas equipadas com cozinha completa e a indispensável lareira para aquecer as noites frias, típicas da região.

Cabanas do Vale das Trutas

   Além da beleza ímpar do vale onde está instalada a pousada, outro diferencial importante do local (fazendo jus ao nome da pousada) é a criação de trutas em tanques e lagos, com objetivo de consumo pelos hóspedes no sistema ‘pesque e pague’, além do fornecimento de trutas para outras pousadas da região. Diferentemente das pousadas localizadas na região do Rio Silveira, onde a pesca da truta só é permitida no sistema ‘pesca esportiva’ ou seja pesque e solte, aqui o objetivo da criação dos peixes é o consumo, de forma controlada, sustentável e sem impacto ao ambiente.

Um dos tanques de criação das trutas no sitio

   Saímos da região metropolitana de Porto Alegre e subimos a serra via São Francisco de Paula e Cambará do Sul, chegando a nosso destino pouco depois do meio dia, ainda a tempo de nos instalarmos e prepararmos um almoço rápido em nossa cabana. 

Instalados na"nossa" cabana

   A tarde da sexta feira foi dedicada a caminhar pela área da pousada, admirando a paisagem e entrando no clima de tranquilidade do local. 


Final de tarde no Vale das Trutas com a neblina chegando e encobrindo a paisagem

   À noite, já que a neblina chegou forte e trouxe junto um agradável friozinho, nada melhor que pôr fogo na lareira e curtir um bom vinho, antes de dormir cedo.


   No sábado após o bom café da manhã servido no restaurante da pousada, fomos visitar o mirante da Serra da Rocinha. O mirante está localizado a apenas 6 km da pousada, com acesso pela estrada que faz a ligação entre Ausentes e a região do litoral sul catarinense (BR 285). Chegando à divisa entre os estados do RS e SC, antes de iniciar a descida da serra, na margem direita da estrada existe uma entrada que dá acesso ao mirante, facilmente identificado por um conjunto de antenas instaladas no local.

Cânion no mirante da Serra da Rocinha

   Entrando por este acesso é possível chegar de carro até bem junto da borda do cânion onde está localizado o mirante e uma rampa de vôo livre. Dali, o visitante tem uma visão completa do vale localizado lá embaixo no pé da serra.

Uma das duas rampas de vôo livre no mirante da Rocinha

Campos sem fim nas bordas do cânion da Rocinha

Lá embaixo, a estrada que leva aos municípios de Ermo e Turvo, já em solo catarinense

   Deixando o visual do mirante da Rocinha para trás, vale a pena seguir alguns quilômetros pela estrada que leva aos municípios de Timbé do Sul, Ermo e Turvo, na parte baixa da serra, já em solo catarinense. A descida (ou subida) da serra da Rocinha é nada menos que um zigue zague sem fim por uma estradinha estreita de pedras entre as montanhas. Como havia chovido nos últimos dias, também temos um pouco de barro em alguns trechos mais úmidos da estrada.

Subindo a Serra da Rocinha, divisa RS / SC
   
   No retorno à pousada compramos alguns filés de truta para prepararmos no jantar. O hóspede que preferir pode pescar diretamente nos açudes e tanques e pagar pelas trutas pescadas, já limpas, ou então fazer como nós, comprar os filés já limpos e prontos para o preparo.

   Após o almoço fomos caminhar no entorno da pousada e conhecer mais de perto a cachoeira que fica à margem da estrada, pouco antes de chegar a pousada no sentido de quem vem de Cambará. De cara, enfrentamos uma forte subida, que se por um lado é cansativa, por outro lado nos recompensa com este belo visual do sítio:

Lá embaixo, as cabanas do Vale das Trutas

À beira da estrada, pinhões

   Saindo da pousada e caminhando na direção de Cambará, basta seguir a estrada até cruzar uma pequena ponte de madeira.

Ponte na RS-020 que liga Ausentes a Cambará

   Passando a ponte, à direita existe um acesso junto à cerca de arame, de onde seguimos caminhando pelo campo acompanhando a cerca até chegar ao lado da cachoeira.

Vista da "parte alta" da cachoeira.....vamos descer lá embaixo !

   Para quem tiver folego e quiser seguir em frente, é possível descer o morro e chegar ao pé da cachoeira. Vale muito a pena.


   Alguns metros rio abaixo há um ponto onde se equilibrando sobre pedras é possível cruzar para o outro lado da margem, dando acesso de volta à pousada por um atalho que economiza uma bela caminhada. Como este atalho exige que se cruze por dentro do rio e não queremos molhar os sapatos, voltamos pelo mesmo caminho da estrada até a pousada.

   À noite, mais uma vez lareira acessa, trutas assando no forno para o jantar e um malbec como acompanhamento.

   Durante a noite do sábado o vento aumentou bastante, carregando as nuvens e limpando de vez o tempo. O domingo amanheceu mais frio. Após o bom café da manhã, preparamos o chimarrão e passamos o restante da manhã caminhando pela área da pousada e curtindo a tranquilidade do local.

Manhã de domingo de céu limpo e temperatura mais baixa

'Old Massey', ainda na lida dos trabalhos da pousada

Não poderiam faltar as hortências...

   Após o almoço, arrumamos tudo e fechamos nossa estadia, iniciando nossa viagem de retorno para casa, com direito a um rápido desvio em São Chico de Paula para visitar o lago São Bernardo decorado com o tom avermelhado das folhas dos plátanos, típico do outono.

Plátanos no São Bernardo, São Chico de Paula


5 comentários:

  1. Boa Tarde Arlei,

    Sou de Cachoeirinha, conheci seu blog um pouco por acaso, mas estou encantado por sua forma de mostrar seus passeios por nosso RS, são lugares lindos.
    Tive o prazer de conhecer alguns lugares q vc mostrou, mas como "ainda" não possuo um 4x4, e li praticamente todo seu blog tenho apenas 2 sugestões, a primeira é que, se possível colocar um mapa com os caminhos percorridos, pois facilitaria que gostaria de seguir os mesmos caminhos, e a segunda e que continue com as postagem!!!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, conheci São José dos Ausentes de passagem apenas, vendo seu post me deu vontade de voltar,
    Curti muito seus posts e suas fotos são lindas e detalhadas.
    Parabens e sucesso no seu Blog.
    Abraços
    Isabel
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  3. Por favor , eu quero ir de Cambara a Serra do rio do rastro, por favor me diga condiçaõ das estradas e como ir um mapinha, não conheço nada por la ja fui ate Cambara e voltei a Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdeli, de Cambara ao Rio do Rastro as estradas são bem complicadas, não sei que tipo de carro vc tem nem que tipo de viagem vc curte fazer, mas se decidir fazer este caminho, esteja preparado para andar em torno de 100km de estradas de terra, muita pedra, mas paisagens maravilhosas.
      Não vou te mandar mapa, isso vc consegue ver no GoogleMaps, mas o caminho é: Cambará, São José dos Ausentes, Vila Silveira, Bom Jardim da Serra, Serra do Rio do Rastro. Este caminho todo é de estrada de chão e pedras, e os 150km levarão pelo menos uma manhã inteira (ou uma tarde) para serem percorridos, portanto programe-se quanto ao tempo.
      Um abraço !

      Excluir
  4. Boa tarde Arlei, adorei seu blog. Moramos em Maringa e queremos fazer um passei pelo sul, vamos a Camboriú, Beto Carreiro, queremos ainda passar pela serra do rio do rastro e chegar a Gramado, Canela. Gostaria que me passasse algumas dicas de passeios, pontos turísticos legais e o melhor caminho para a viagem. Vamos de carro próprio e vamos levar nossa netinha de 10 anos. não gostamos de adrenalina e sim belezas naturais.
    aguardo sua resposta.
    vera

    ResponderExcluir