"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

terça-feira, 20 de outubro de 2015

"POR AÍ 11" - SANTA MARIA DO HERVAL E MORRO REUTER

   A região localizada entre o Vale do Sinos e a serra gaúcha e composta pelos municípios de Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Picada Café esconde uma infinidade de estradinhas de terra e atrações para quem curte sair do ambiente urbano.


   A região é de colonização alemã e ainda hoje os traços da cultura germânica são muito presentes, seja no nome das localidades, seja no sotaque carregados dos moradores.


Igreja da localidade de Frankental

A influência alemã é clara no nome das localidades

   Para conhecer a região, basta seguir pela BR-116 a partir do Vale do Sinos e em Morro Reuter entrar à direita na estrada que leva a Santa Maria do Herval. Dali em diante, basta escolher um dos inúmeros caminhos que cruzam a colônia e aproveitar.

Linda e bem conservada casinha em estilo enxaimel

Igreja da localidade de Padre Eterno Baixo

   Uma das muitas possibilidades de passeio é seguir pelo meio da colônia até a cidade de Gramado cruzando a região conhecida como 'Serra Grande', num trajeto sem dúvida bem mais interessante e divertido do que o tradicional caminho via Taquara.


Um comentário:

  1. Que linda a estrada,perigosa nas descidas,mas que natureza,eu,meu filho e neto,fomos até Gramado ,,

    ResponderExcluir