"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CANELA, JUNHO DE 2014

   Em Junho de 2014 aproveitamos uns dias de folga para visitar Canela durante a semana, fora de época, o que nos possibilitou curtir muito mais a cidade e suas atrações.

Catedral de Canela, atração turística mais conhecida de Canela

   É impressionante como Canela, fora do tumulto dos finais de semana, é uma cidade calma e agradável, que convida a caminhar, passear, ou se entreter nos inúmeros restaurantes, cantinas, lancherias e cafés espalhados pela cidade. Tivemos experiências ótimas e fomos sempre muito bem atendidos em todas as situações nos quatro dias que ficamos por lá, coisa que eventualmente não acontece quando se visita a cidade em fins de semana, especialmente durante período de alta como férias de inverno ou durante o manjado “Natal Luz” em dezembro.

   A titulo de “destaque gastronômico” vale a pena citar o Bah Burguer - https://www.facebook.com/bahburguer/info , hamburgueria de primeira com decoração descolada e bacana, localizado próximo a rodoviária de Canela. Um dos melhores hambúrgueres que já comi, tudo artesanal (inclusive o pão que é produzido pelo próprio restaurante), a um preço bastante justo. Vale MUITO a pena pedir o hambúrguer “provoleta” com queijo provolone, embora as opções com queijo colonial serrano não fiquem nem um pouco atrás em sabor.

   Nossa estadia foi em uma pequena e charmosa pousada de um amigo nosso, a Pousada do Conde-


Localizada na Vila Suzana em meio à mata de araucárias, a pousada é uma excelente opção para quem busca descanso e sossego. O destaque fica por conta do café da manhã servido aos hospedes, quase um “café colonial”, e o melhor, tudo novinho e feito na própria pousada pelas dedicadas cozinheiras.


A chuva não convidava a sair dos chalés

    Uma dica bacana, se o clima contribuir, é aproveitar para fazer caminhadas nas ruas em torno da pousada. Durante nossa estadia o tempo esteve instável durante a maior parte do tempo e choveu bastante, mesmo assim no ultimo dia (é sempre assim....) o céu abriu e permitiu um rápido passeio no entorno da pousada.

Gostei demais desta casa de madeira

Casas & paisagens na Vila Suzana

   Para quem não se importa com buracos e estradinhas estreitas de pedra, e quer contato com a natureza, Canela tem muito mais do que as conhecidas atrações do centro da cidade. Aliás, é surpreendente o que existe de bonito para se ver andando pelas estradinhas do interior de Canela, tão próximo ao centro urbano da cidade. São atrações e paisagens que com certeza a quase totalidade das pessoas que visitam Gramado e Canela nem imaginam que existem. Quanto a nós, era justamente este tipo de atração e paisagens que estávamos em busca em nossos dias em Canela.

Cenário típico nas estradinhas pelo interior de Canela

   Um dos lugares interessantes de visitar é a velha ponte de ferro sobre o Rio Cai. Este local já foi tema de outro post aqui no blog, onde há maiores informações:
O acesso pode ser feito a partir da estrada do Caracol, deixando o asfalto um pouco depois da Churrascaria Garfo e Bombacha e entrando a direita numa estradinha conhecida por “Estrada da Lageana”. Da estrada do Caracol até a ponte são 11km.

Nossa Tracker companheira de estrada sobre a Ponte do Rio Caí

A quantidade de chuva transformou pequenas quedas d'água a beira da estrada em belas cachoeiras

   No retorno à cidade, passamos pelo Castelinho Caracol, que infelizmente estava fechado. No “castelinho”, além de um pequeno museu, funciona uma casa de chá que serve o melhor apfelstrudel que já provei (embora o preço cobrado seja “para turista”, ou seja meio indigesto...).

Castelinho Caracol

   Enfim, fica a dica: vale muito a pena se programar para visitar Canela fora dos períodos de alta estação, podendo assim curtir com mais tranquilidade o que a cidade tem de mais bacana a oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário