"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quarta-feira, 10 de abril de 2013

“ROTA DOS PASSOS”, SÃO CHICO DE PAULA, MARÇO DE 2013


  O feriado da sexta feira da paixão, dia 29 de Março, prometia tempo bom, céu claro, muito sol e temperaturas amenas segundo todas as previsões.  Com uma perspectiva destas não poderia deixar passar o dia em branco e mais uma vez fui para a estrada curtir as paisagens da região dos Campos de Cima da Serra.

  A escolha do dia foi percorrer mais uma vez a “Rota dos Passos” entre os municípios de São Francisco de Paula e Jaquirana, já na região dos Campos de Cima da Serra, visitando o Passo da Ilha e o Passo do S.
O Passo da Ilha já foi tema de outro post aqui no blog, onde há maiores informações sobre o local:


  Saímos bem cedo de casa e seguimos direto para a cidade de São Francisco de Paula. Como viajamos sempre sem pressa, de São Chico em diante optei por seguir por estradinhas de terra, curtindo ao máximo as paisagens da região, evitando trânsito e adicionando uma pitada de aventura ao passeio.

  Assim, seguimos pela RS-110 em direção à RS-453 - Rota do Sol - num trecho de 35 km de estrada de terra, em razoáveis condições e belíssima paisagem.
Após o entroncamento com a Rota do Sol a RS-110 é asfaltada, e segui por ela na direção de Bom Jesus por mais 16 km até o acesso ao Passo do S, nosso primeiro destino do dia.

  O Passo do S fica distante 7 km do asfalto da RS-110. O acesso é feito por uma estradinha de terra estreita e com bastante pedra e buracos, mas que com alguma paciência pode ser vencida mesmo por automóveis de passeio normais. 


  Os plátanos começando a amarelar as folhas junto à margem da estradinha chamam a atenção. Daqui a algumas semanas, em pleno outono, estarão com suas folhas completamente amareladas adquirindo cores saturadas, típicas dos meses que antecedem a estação do frio nos Campos de Cima da Serra.

  Chegando ao Passo do S, encostamos o carro à sombra e fomos caminhar um pouco.

  O Passo do S é um ponto de travessia do Rio Tainhas, onde se percorre um trecho em formato de “S” dentro d’água (daí o nome do local) aproveitando as lajes do leito do rio. Não há ponte, a estrada cruza o rio e a única opção para quem quer seguir em frente é molhar as rodas do carro. 


  A travessia é bastante segura e tranquila desde que se siga as balizas de sinalização que demarcam o caminho. Mesmo carros de passeio conseguem cruzar o rio numa boa, desde que o rio esteja com seu nível normal de água.


Neste link mais algumas informações sobre o Passo do S:

  A área do Passo do S foi incorporada ao recentemente criado Parque Estadual do Tainhas, e sendo área de preservação ambiental, foram proibidos os acampamentos na área do parque (que não é bem demarcada no entanto).  Existe alguma fiscalização esporádica da Patrulha Ambiental, portanto não vale a pena arriscar. Quem estiver em busca de local para acampar, tem no Passo da Ilha ali perto uma ótima opção.

  Além do “passo” em si, outra atração do local é a Cachoeira do Passo do S. 


  Basta seguir a margem do rio por uns 200m cruzando o campo e estamos junto à base da cachoeira de onde temos ótimos locais para fotografar e apreciar a paisagem.


  Após uma breve caminhada junto à cachoeira, é hora de cruzar o rio Tainhas. Travessia aliás tranquila e divertida, sem sustos ainda mais quando se está num veiculo mais alto, e pronto, estamos na outra margem do Rio Tainhas.


  Daí é só seguir em frente pela estradinha estreita e esburacada para chegar ao Passo da Ilha, distante 10 km dali. No caminho entre os dois passos existem algumas bifurcações sem sinalização e como nem sempre se segue pela “estrada principal”, para quem não conhece a região ou não está com GPS fica bem fácil perder o caminho certo. Afora isso, existem quatro porteiras no caminho que estarão normalmente fechadas. O visitante deve abri-las, passar com o carro e sempre fechar cada uma delas.

  Para chegar ao Passo da Ilha também é necessário cruzar de carro um trecho do Rio Tainhas, mas novamente a “travessia” é tranquila mesmo para veículos de passeio normais.


  Aqui o visitante tem a disposição uma área de camping razoavelmente bem estruturada, com churrasqueiras, banheiros, pontos de energia elétrica e um pequeno “mercadinho”. Uma dica valiosa é levar para casa um dos ótimos queijos coloniais a venda no mercadinho do camping.


  Finalmente, o principal de uma visita ao Passo da Ilha: as paisagens, o extenso lajeado, as pequenas quedas d’água, a água limpa e gelada do Rio Tainhas.


  Cenários para belas fotografias não faltam.



  A curicaca, ave símbolo da região dos Campos de Cima da Serra, sempre presente.


  Uma boa pedida é cruzar o rio Tainhas caminhando sobre as lajes e subir o pequeno morro na margem oposta ao camping, de onde é possível ter uma vista completa do Passo da Ilha.



  Após uma demorada caminhada, dezenas de fotos e algum tempo sentado apenas curtindo a natureza e a paisagem, deixamos o Passo da Ilha em direção à RS-453 – Rota do Sol – e depois RS-020 de volta à cidade de São Francisco de Paula, cobrindo uma distância de 68 km.

  Como de hábito, no entroncamento da Rota do Sol com a RS-020 fizemos uma parada no Café Tainhas para o tradicional pastel de queijo serrano e café com leite, para então encarar a descida da serra e o restante da viagem até a região metropolitana de Porto Alegre, onde chegamos já no comecinho da noite.

3 comentários:

  1. Muito bacana o blog!

    Continue com o ótimo trabalho.

    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá Arlei. Conheci hoje o seu blog. Já está na seletiva relação de favoritos. Especialmente para este post, são informações foram muito úteis, pois esse é um dos passeios que temos em vista. Espero encontrar um meio de me comunicar com você para tirar alguma eventual dúvida que ainda possa surgir. Ficarei atento às suas novidades. Forte abraço! Verner Gregory. Lajeado/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verner, me manda teu endereço de email que te passo as dicas e mais detalhes deste roteiro dos "passos" em São Chico, que por sinal é um roteiro fantástico para se fazer em 4x4 :-)

      Excluir