"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

domingo, 10 de fevereiro de 2013

URUGUAI, JANEIRO DE 2013 - 8º DIA : DE VOLTA PARA CASA


  Chegamos a nosso último dia de viagem. Após o café da manhã no hotel, fomos fazer uma “caminhada de  compras” nas free-shops da Avenida Sarandi em Rivera. Por ser domingo, muitas lojas estavam fechadas.             
  Nas free-shops abertas, pouco movimento. Compramos algumas garrafas de vinho, doce de leite, alfajores e mais algumas “lembrancinhas” uruguaias.

 Voltamos ao hotel, fechamos as malas e caímos na estrada em torno das 12:00h. De volta às estradas brasileiras, encontramos mais trânsito, limites de velocidade ridiculamente baixos em alguns pontos da estrada, "pardais", enfim, de volta às coisas da nossa “terrinha”.

  Neste ritmo, chegamos a região metropolitana de Porto Alegre em torno das 18:30h. Estávamos em casa, 2.400 km rodados depois. Agradecemos, felizes, pelo sucesso da nossa viagem de férias, e por retornarmos em segurança para casa.

VIAJAR É ÓTIMO, VOLTAR PARA CASA SÃO E SALVO É FUNDAMENTAL.

Impressões Finais:

  Nossa viagem de férias pelo Uruguai foi perfeita. Exatamente tudo aconteceu conforme o planejado, nosso tempo era curto e as atrações a visitar muitas, daí a importância fundamental de um adequado planejamento do que ver, quanto tempo ficar em cada cidade, quanto tempo levar nos deslocamentos entre cidades etc. Com exceção das cidades de fronteira, Chuy e Rivera, tínhamos reservas em todos os pontos de pernoite previstos, o que foi ótimo pois nos poupou um tempo precioso ao chegar a cada nova cidade. Não tínhamos de procurar por hotéis, pesquisar preços etc. Tudo foi feito com antecedência, tornando tudo mais tranquilo e ágil.


  Nosso vizinho Uruguai é um destino de férias excelente para quem gosta de viajar de carro. As estradas são boas, em geral muito bem conservadas e com baixíssimo movimento. A viagem é sempre tranquila.
O combustível é bem mais caro. Pagamos 37 pesos por litro de gasolina em Montevideo, algo como R$ 4,10. Abastecemos ainda em Colonia, a valores por litro semelhantes.

  O policiamento nas estradas é bem escasso, não existem “pardais”. Passamos por algumas viaturas da Policia Rodoviária somente na região do entorno de Montevideo e na estrada entre Punta del Este e a capital. Em uma destas oportunidades, estavam com radar móvel controlando a velocidade no trecho da estrada que era de ótimos 110 km/h.
  Mesmo percebendo que éramos brasileiros, em nenhuma oportunidade fomos parados pela Policia Rodoviária na estrada, e o tratamento nas aduanas, especialmente na do Chuy, foi bem atencioso e amistoso.

  O Uruguai também se mostrou um lugar bastante seguro, inclusive a capital Montevideo. No centro é possível estacionar o carro à noite nas avenidas principais para jantar sem problemas. A capital também é muito tranquila para se caminhar durante o dia mesmo nas ruas centrais.
  Nosso única experiência negativa neste sentido em toda a viagem foi ao estacionar o carro próximo ao Mercado del Puerto, onde fomos agressivamente extorquidos por um mau educado e agressivo “flanelinha” que nos exigiu uns pesos para podermos deixar o carro ali na vaga que ele “cuidava”, nos alertando de que “existiam muitos malandros ali que poderiam arranhar o carro ou quebrar um vidro”. Enfim........cidade grande é isso, ainda mais em área turística.

  Gostamos muito de Cabo Polonio, a atração mais bacana de toda viagem. Conhecer Colonia também valeu muito a pena e poderíamos ter ficado lá mais um dia para curtir um pouco mais e com mais calma.
  La Paloma foi uma surpresa extremamente grata. Ficamos com muita vontade de passar mais tempo lá.
 Punta del Este nos pareceu bonita mas agitada demais, enfim, é para quem busca movimento e agito mesmo.
 Não achamos muita graça na badalada Punta del Diablo, agitada, bagunçadinha e com um “clima” meio estranho no ar ......é lugar para badalar, destinado a gente alternativa, sem dúvida.
 Por fim, a capital Montevideo. Cidade extremamente agradável, tranquila e interessante. Dois dias na cidade, bem aproveitados, são suficientes para conhecer quase tudo que vale a pena ser conhecido. Um terceiro dia seria interessante para descansar e aproveitar sem pressa o que a cidade tem de melhor.

  O Uruguai nos deixou uma impressão geral muito boa, é um roteiro de viagem extremamente interessante e viável, relativamente próximo de quem está no Rio Grande do Sul. Existe muito mais no país do que os tradicionais destinos Montevideo e Punta del Este, e é este lado menos conhecido do Uruguai o que mais gostamos.

8 comentários:

  1. Parabéns pela bela viagem e obrigado por compartilhar conosco as fotos e as dicas do passeio! Estive no ano passado em Punta e Montevidéo, mas com ônibus de turismo onde ficamos restritos somente aos pontos turísticos mais "badalados". Sua viagem nos mostrou que o Uruguai tem muito mais belezas para se ver e me motivou a voltar lá algum dia de carro seguindo suas dicas de passeios. Obrigado mais uma vez. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. bela viagem e belas fotos... vou mostrar o blog para meu marido, já que ele estava "namorando" a possibilidade de ir para esses lados! muito, mas muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Arlei!

    Parabéns pela viagem e pela riqueza de detalhes que voce fornece a quem lê.
    O seu blog será a uma grande referência durante a minha estada no Uruguai.

    abc!

    Jessen
    Clube TK & Forum 4x4Brasil

    ResponderExcluir
  4. Olá Arlei
    Realmente é maravilhoso rodar pelo Uruguai.
    Quanto ao flanelinha do Mercado del Puerto em Montevideu, este veio pedir uns pesos de forma bem educada, com um pedaço de pau na mão e bloqueando a saída do meu carro. Bem mais agressivo que seus colegas de profissão de Porto Alegre

    ResponderExcluir
  5. Olá Arlei.
    Estou com planos de sair para o Uruguai no final do ano. Passar dez dias com um casal de amigos e conhecer alguns lugares. O que você me indicaria para hospedagem? Albergue, hostel, camping...? Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo,
      As dicas que tenho são dos hoteis que fiquei durante minha viagem, estão indicados no blog.
      Campings no UY vi somente o do Parque de Santa Tereza que é muito bem estruturado. Hostels e albergues depende do estilo e disposição de quem vai se hospedar...
      Ah, em periodos de final de ano e mes de janeiro todos os hoteis e pousadas do UY estão em periodo de alta temporada com diárias a preços mais altos, pesquise bem antes e procure reservar com antecedencia.

      Boa viagem !

      Excluir
  6. Adorei suas dicas, muito bom mesmo.
    Estive em Punta e Montevideu e fiquei muito contento.
    Gostaria de recomendar o restaurante El Fogon e o restaurante El Viejo y el Mar (peixe, salmon), em Punta recomento o restaurante Lincanto !!!, também a organização das reservas de hotel, carro, Bouza, passeios, todo, da http://www.indooruruguay.com , são uruguaios mas falam portugués. Obrigada pelas dicas e vou acompanhar sempre. Marcio

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog e a incrível descrição dos detalhes. Viajarei com a família este mês, e praticamente o mesmo roteiro que o seu, e tuas informações serão preciosas para mim. Obrigada.

    ResponderExcluir