"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

URUGUAI, JANEIRO DE 2013, 4º DIA - PUNTA DEL ESTE E MONTEVIDEO:


   Nosso quarto dia de viagem iniciou cercado de expectativas, pois se até agora havíamos conhecido pequenas praias, lugares tranquilos e agradáveis como Santa Tereza e La Paloma, hoje seguiríamos para a capital Montevideo passando pela badalada Punta del Este.

  Acordamos cedo, e após o ótimo café, arrumamos as mochilas, fechamos a conta e deixamos o hotel.
La Paloma deixou saudades. Vimos muita coisa bonita ali, curtimos muito as atrações e o clima 100% familiar da noite na avenida principal, mas era hora de seguir adiante. Retornamos à Ruta 10 e seguimos por aproximadamente 70 km até o acesso a José Ignacio, onde queríamos visitar mais um farol ( definitivamente.........adoro faróis !! )


   O balneário de Jose Ignacio é bastante pequeno e apresenta um padrão bem sofisticado de casas e restaurantes. Nosso interesse era em visitar o farol, externamente muito semelhante (para não dizer igual...) ao farol de Cabo Polonio.


  Pagamos os tradicionais 20 pesos por pessoa para subir ao topo do farol, e mais uma vez nos impressionamos com a maravilhosa vista. Lá de cima, olhando em direção sul, já era possível avistar bem nítidos os prédios e a cidade de Punta del Este, distante cerca de 30 km dali.


  Curtimos bastante a paisagem, o bonito farol, fizemos algumas fotos e seguimos em frente.


  De volta à estrada prosseguimos pela “Interbalnearia” em direção a Punta del Este. A medida que nos aproximávamos de Punta, era cada vez mais visível a movimentação, o trânsito agitado, os condomínios e casas cada vez mais luxuosas e o agito característico dos grandes “points” do verão.

  Punta del Este nos pareceu estar “desconectada” da realidade uruguaia. O país de um modo geral é bastante simples, tranquilo, feito por gente simples e simpática. Punta é o oposto disto tudo, hiper luxuosa, agitada, transpirando charme e glamour em suas inacreditáveis mansões e condomínios.


  Ficamos com a impressão bastante clara de que esta “disneylândia de veraneio” às margens do Atlântico vive muito mais em função da elite dos vizinhos argentinos do que do uruguaio propriamente dito. Certamente Punta é “o lugar” para quem busca luxo, agito, festas, gente bonita, curtir a noite.

  Entramos em Punta às 12:30 h cruzando pela famosa ponte ondulada. 


  Paramos para fotos e seguimos com o auxilio do GPS contornando a cidade pela beira da praia percorrendo a rambla, que é como os uruguaios chamam as avenidas contornam as cidades seguindo a beira do rio, ou do mar, até o monumento “Las Manos”, clássico cartão postal de Punta. Obviamente como todo turista na cidade, paramos para fotos junto aos dedos que representam uma “mão enterrada na areia”.


  Nosso próximo ponto de visitação em Punta era o farol. Fizemos algumas boas fotos do farol de Punta del Este, deixamos o carro estacionado e caminhamos pelas surpreendentemente calmas ruas do bairro em torno do farol até a beira da orla, onde descansamos um pouco e aproveitamos o visual antes de retornarmos à estrada.



  Continuamos contornando Punta del Este pela rambla, passando pelo sofisticado porto, até sairmos na estrada “Interbalnearia” que nos levará a Montevideo em torno de 120 km adiante. Logo na saída de Punta um desvio obrigatório para conhecer Punta Ballena e o Casapueblo, prédio construído pelo artista Carlos Vilaró.


  Como nosso tempo era curto, já eram 15:30 h e queria chegar cedo a Montevideo para garantir a reserva feita, acabamos não entrando no Casapueblo. Passamos algum tempo curtindo a bela vista da baia e do porto de Punta del Este a partir de Punta Ballena e retornamos à Interbalneária.


  No caminho entre Punta e Montevideo fizemos ainda mais um rápido desvio para conhecer o balneário de Piriápolis, e seguimos em frente.

  Nossa chegada a Montevideo foi muito mais tranquila do que imaginávamos. Passamos pelo Aeroporto Internacional de Carrasco e logo desviamos em direção à rambla que contorna toda a cidade de Montevideo acompanhando a orla do Rio da Prata.

  Ao chegar à rambla não pude deixar de me emocionar ao avistar pela primeira vez o Rio da Prata, um dos grandes “marcos” de nossa viagem.  Finalmente havíamos chegado a Montevideo, capital da Republica Oriental do Uruguai. Apesar de estarmos em plena “hora do rush”, ou seja 17:30 h, não vimos nenhum sinal de congestionamento, apenas o trânsito normal de uma cidade grande, mas que flui com rapidez, sem problemas. 

  Facilmente seguimos até nosso hotel, o Ibis, localizado junto à rambla no “Barrio Sur”, de frente para o Rio da Prata. Melhor localização impossível! O hotel Ibis é uma escolha excelente para quem visita Montevideo. Oferece conforto sem luxos desnecessários a preço justo, aliado a uma localização excelente, próximo ao centro da cidade e à beira do Rio da Prata.

  Descarregamos as malas, tomamos um banho, preparamos o chimarrão de final de tarde e apenas cruzamos a avenida em frente ao hotel para estarmos no calçadão da rambla, onde curtimos o pôr do sol de Montevideo na maior tranquilidade.

  À noite fomos “explorar” o centro da cidade e contando com as “dicas” do GPS escolhemos um restaurante chamado “Chivilandia” para jantar. O prato, claro......Chivitos !  E estava EXCELENTE, o melhor chivito da viagem! E para arrematar, com direito a assistir na TV do restaurante ao grande clássico do futebol uruguaio, Nacional x Penãrol, diretamente do Estadio Centenário localizado não muito longe dali.

3 comentários:

  1. Ola td bem? Muito legal seu blog, estou planejando uma viagem para o uruguai e gostaria de conhecer além de Montevideo e punta outros locais, que cidades me indicaria. Em Colonia ja fui.

    Abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Marcio, indico as cidades e lugares que conheci e estão descritas no relato de minha viagem ao UY, dá uma pesquisada aí !
    Abraços e boa viagem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, então o estacionamento de cabo Polônio é seguro certo? Quero ir no carnaval pra fugir do tumulto :)

    ResponderExcluir