"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NOVA ROMA DO SUL

O pequeno município de Nova Roma do Sul está localizado na região dos vinhedos da Serra Gaucha, a 155km de Porto Alegre, com acesso pela RS-448 a partir de Farroupilha.

As origens de Nova Roma:
Cercado pelos Rios das Antas e da Prata, com vales profundos, as terras de Nova Roma, passaram a ser colonizadas a partir de 1880 por imigrantes poloneses, suecos, e russos. Em 1888 iniciou a vinda de italianos que em alguns anos passaram a formar a maioria da população.
O território do atual município de Nova Roma do Sul pertenceu ao município de Antônio Prado durante mais de um século. A comissão de colonização dividiu-o em oito linhas onde se estruturaram 14 comunidades, cada qual com sua capela.
Castro Alves foi a primeira e durante algum tempo parecia tornar-se a sede das oito linhas. Mas o povoado de Nova Treviso, na Linha Blessmann, passou a ser a nova sede, a partir de 1894, originando, com isso, inúmeras rivalidades entre os dois povoados.Em 06 de janeiro de 1899, o padre Alessandro Pelegrini, com autorização do governo, estabeleceu-se entre Castro Alves e Nova Treviso, na Linha Carlos Leopoldo, dando início ao povoado de Nova Roma, em homenagem a capital da Itália, Roma.
Em alguns anos o pequeno povoado tornou-se vila e em 19 de janeiro de 1923 passou a ser segundo distrito de Antônio Prado. Após várias tentativas, já a partir de 1960, Nova Roma conseguiu sua emancipação política em 30 de novembro de 1987 e no dia 1º de janeiro de 1989, iniciou sua primeira administração municipal.
Nova Roma, junto com outros cinco municípios da região faz parte do “VALES DA SERRA”, tendo como principais atrativos, suas belezas naturais como o Cachoeirão, no Rio das Antas, cascatas, grutas, uma rica flora e fauna, belezas que podem ser observadas através de mirantes. Os rios e vales propiciam a prática de esportes radicais, como o rafting, a tirolesa, o pêndulo e trilhas ecológicas.
Fonte: site da prefeitura de Nova Roma - http://www.novaromadosul.rs.gov.br/

No meio do caminho em plena RS-448 está localizada uma das grandes atrações de um passeio a Nova Roma, que é a “Ponte de Ferro” sobre o Rio das Antas, construída no final da década de 20 e demarcando o limite entre os municípios de Nova Roma e Farroupilha.

Nova Roma faz divisa com o igualmente interessante município de Nova Pádua e também pode fazer parte de um caminho alternativo, por estradas de chão cruzando regiões do interior do municipio, para se chegar a Antonio Prado.

A região é bastante conhecida e procurada pelos praticantes de rafting e canoagem e possui uma excelente estrutura de recepção aos aventureiros, que encontram além do tradicional rafting no Rio das Antas, outras atrações como rappel, tirolesa, arvorismo etc. . Aos aventureiros, no site http://www.ciaaventura.com.br/ todas as informações necessárias para programar a aventura e curtir um dia de contato intenso com a natureza e muita adrenalina.

Já na sede do município a atração é a arquitetura típica da colonização italiana, ainda presentes em algumas (poucas) construções na avenida principal da cidade. Entre elas certamente a mais bonita é o casarão que atualmente abriga a biblioteca municipal.


Para aqueles que tiverem disposição de encarar um pequeno trecho de 6km de estrada de terra íngreme e estreita mas em boas condições, vale a visita ao mirante da Barragem da Usina Castro Alves, no acesso à Nova Pádua.

Mais 2km em frente pela mesma estrada, e chega-se a outra grande atração natural da região, o “Cachoeirão do Rio das Antas”, que também é o ponto de partida do rafting realizado neste rio.

No site da prefeitura da cidade, maiores informações e detalhes aos interessados em conhecer esta pequena cidade no alto da serra gaucha:

http://www.novaromadosul.rs.gov.br/

3 comentários:

  1. Bom dia, Arlei. Trabalho em uma editora em São Paulo e gostaríamos de publicar uma de suas fotos em um de nossos livros didáticos. Caso haja interesse, por favor, entre em contato o quanto antes no e-mail: karina.tengan@gmail.com. Nosso prazo é curto, espero que leia este comentário em breve. Abraços, Karina

    ResponderExcluir
  2. your blog' s design is simple and clean and i like it. Your blog posts about Online writing Help are superb. Please keep them coming. Greets!

    Big Data Training Institute in Pune
    Hadoop Training in Pune

    ResponderExcluir