A Cachoeira dos Velho está localizada numa área particular, a Fazenda dos Velho, com acesso a partir da fabrica Celulose Cambará entrando à direita na estradinha de terra após cruzar o rio em frente à fabrica. Infelizmente a visitação depende de se obter permissão para acesso à fazenda junto aos proprietarios.
Devido ao isolamento do local, não é costumeira a visitação de turistas, o que torna a cachoeira absolutamente desconhecida, não figurando nem mesmo entre as "atrações turisticas" tipicamente destacadas nos sites de turismo sobre a região dos Campos de Cima da Serra.

O visual é simplesmente espetacular. O silencio absoluto só é quebrado pelo barulho das águas despencando em meio às pedras.
A Cachoeira dos Velho é uma das cachoeiras mais impressionantes e bonitas que eu conheço.
Não é tão alta como por exemplo a Cascata do Chuvisqueiro em Riozinho, nem possui a sequencia de quedas e o volume de água do Cachoeirão dos Venancios também em Cambará. Sua beleza maior está no seu isolamento, na paisagem intocada a sua volta, nos campos e morros, enfim, neste cenário tipico dos Campos de Cima da Serra onde o pequeno arroio corre sobre as lajes em meio ao campo e finalmente despeja suas águas sobre o penhasco formando a Cachoeira dos Velho.
Desnecessário dizer que a água é absurdamente limpa e gelada. Para os mais corajosos, a descida até a base da cachoeira é bastante fácil, por uma caminhada curta pelo campo, possibilitando nos dias de verão um banho gelado.
Para se chegar à cachoeira a partir da sede da fazenda, não existe estrada, o caminho é pelo campo mesmo e só se chega até ela por longa caminhada, a cavalo, ou de jipe 4x4.
A distancia da entrada junto à Celulose Cambará até a Cachoeira dos Velho é de aproximadamente 12km, a maior parte cruzando campos e trilhas, e as coordenadas aproximadas da cachoeira são 28°58'2.88"S 49°57'49.85"O, para quem quiser fazer uma "visita virtual" pelo Google Earth.