"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TAQUARI

Desta vez o relato, os comentários e as imagens não mostrarão nenhum passeio ou viagem de fim de semana, ao contrário. O assunto deste post é a cidade de Taquari, para onde me transferi a pouco mais de dois anos em função do trabalho, e que adotei como minha “segunda cidade natal”.

Taquari está localizada às margens do rio que lhe emprestou o nome e dista cerca de 95km da capital Porto Alegre, com acesso pela BR-386 “Tabai-Canoas” e depois via RS-287.

É um município pequeno, com pouco mais de 26.000 habitantes, e tem suas origens vinculadas ao inicio do processo de povoamento da região no século XVIII pelos imigrantes açorianos. Esta origem determinou profundamente as características da futura cidade e ainda hoje os traços da cultura e da arquitetura portuguesa e açoriana se fazer presentes nas ruas de Taquari.

Um pouco de história:

A existência histórica da cidade de Taquari vem de um desdobramento natural e de uma expansão dos primeiros núcleos de povoamento no Rio Grande do Sul. A região era inicialmente era ocupada pela tribo indígena dos Patos, que compunham uma nação indígena poderosa, dotada de gênio pacífico e industrioso. Desde o início, a região se apresentou como um ponto de atração e interesse de ocupação, devido a sua localização e a fertilidade das terras.
Em 1760, o governo português ordena a fundação de uma povoação no local, pois havia um grande interesse dos portugueses em povoar e desenvolver essa região. E para tal, decide enviar os açorianos, habitantes do arquipélago português dos Açores, recebendo do governo total assistência, através da demarcação de terras e entrega de títulos de propriedade. Apesar de não ser aceito por todos, Taquari pode sim ser considerada a primeira cidade açoriana do estado, pois os açorianos que aqui chegaram, fixaram-se e colonizaram a terra, enquanto os demais andavam por vários lugares, sem se fixarem em nenhum ponto. O principal ponto de instalação era o Passo do Rio Tibiquary. Segundo o historiador Otelo Rosa, o primeiro habitante de Taquari foi o Tenente Francisco da Silva.
Por volta de 1764, contabilizavam-se em Taquari 60 casais de açorianos, alojados às margens do Rio Tibiquary.
A palavra "Taquari" que dá nome à cidade é de origem indígena. Ela vem de tacuara (taquara) e y (água, rio). Portanto, Taquari significa "o rio das taquaras", pois nas margens do Rio Taquari haviam muitas taquareiras (taquaras), das quais os índios chamavam de tibiquary.
Emancipação. A criação do município de Taquari se deu no dia 4 de julho de 1849, onde a então Freguesia de Taquari se desmembra do município de Triunfo, e é elevado a Vila.
Fonte: site da Prefeitura Municipal de Taquari – http://www.taquari-rs.com.br/site/index.html

A economia do município, que já foi famoso pela produção de frutas citricas sendo conhecida como “terra da laranja”, hoje está fortemente baseada na silvicultura de reflorestamento do pinheiro e da acácia, visando atender basicamente à demanda das indústrias de beneficiamento de papel e celulose e produção de painéis de madeira instaladas na região.
Além de emprestar seu nome à cidade, o Rio Taquari também pode ser considerado uma das atrações do município, e em suas margens temos locais de bonito visual.

A balsa faz a travessia para o município de General Câmara na margem oposta do rio.

As margens do Rio Taquari proporcionam bonitos finais de tarde e belos pôr de sol.

Situada no centro da cidade, a Lagoa Armênia é um dos pontos turísticos mais bonitos de Taquari e ponto de encontro certo nos finais de tarde para um chimarrão e uma boa conversa com os amigos.


Durante o mês de dezembro, a Lagoa Armênia se transforma e recebe decoração especial para o evento conhecido como Natal Açoriano.



O Santuário de Nossa Senhora de Assunção é outro ponto de interesse turístico do municipio, e anualmente recebe a Romaria da Assunção, reunindo um grande número de fiéis.

Os meses de inverno trazem nos dias mais rigorosos bonitas imagens, principalmente quando a geada cobre os campos de branco.

Finalmente, para quem como eu curte uma estradinha de terra, buracos, pedras e água, Taquari é cercada por muitos kms de estradinhas secundárias que garantem a diversão de quem curte 4x4.


4 comentários:

  1. Parabéns pelo post!
    Eu também sou novo-taquariense, morando em TK desde 2007, cheguei no teu blog através do forum 4x4!
    precisamos rodar uns kms na terra juntos!
    Abraço
    Max - Pajero TR4

    ResponderExcluir
  2. Max !
    Estou em TK desde 2008, e te digo que gosto muito desta terrinha.
    Tem pouquissimos TR4 aqui na cidade, a tua é uma preta??? Conheço uma preta e uma amarela.....já meu Vitara não tem erro, ao que saiba na cidade só tem 2 Vitaras, um branco e o meu que é beeem conhecido, verde metalico e adesivado com logos da Suzuki nas portas, bem discreto.....hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Sou nascida em Taquari,mas hoje moro em Xangri-lá,mas sempre que posso vou visitar minha terra.

    ResponderExcluir
  4. me candidatei a ser a rainha açoriana
    e nem sabia de taquari...
    é realmente uma cidade encantadora...
    muito legal o post!!

    ResponderExcluir