"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quarta-feira, 8 de junho de 2011

INTERIOR DE FARROUPILHA E CARLOS BARBOSA

No sábado dia 21 de Maio aproveitei o tempo bom e o sol do outono para colocar o jipe na estrada.

A idéia era subir a serra em direção a Carlos Barbosa seguindo pela RS-470 a partir de Montenegro, passando pelos pequenos municípios de Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão até encontrar a RS-446, já próximo ao centro urbano de Carlos Barbosa.

A estrada é toda de asfalto novo, bem conservado e com pouco transito. O relevo é bastante acidentado com muitas curvas, subidas e descidas. A velocidade média em função destas características não deve ser alta.
Para quem sai de Porto Alegre em direção à região de Carlos Barbosa, a passeio e sem pressa de chegar, este caminho é uma opção com menos trânsito, sem pedágio e também um caminho alternativo ao trajeto via Bom Principio e São Vendelino, bastando entrar na BR-386 (Tabai Canoas) e seguir em direção a Montenegro, para então tomar a RS-470 e subir em direção a C.Barbosa.

No caminho, em plena subida da serra, uma saída estratégica da estrada para visitar o Túnel Ferroviário da Linha Bonita em Salvador do Sul, com acesso fácil e rápido a partir do asfalto. Para chegar ao túnel é preciso encarar um pequeno trecho de uns 500m de estrada de terra, no caso.....lama, bastante lama.

O túnel tem 93m de comprimento e foi escavado diretamente na rocha.


Como todo túnel é escuro, frio e úmido em seu interior, e pode ser cruzado de automóvel, ou a pé, ao gosto do visitante. Vale a visita como curiosidade e claro, para registrar com algumas fotos.


Voltando para a estrada, na seqüência aproveitei para almoçar e conhecer o Restaurante Nono Otavio, localizado ainda na RS-470, a cerca de 5 km da cidade de Carlos Barbosa.


O restaurante está instalado no porão de pedra de um belo e típico casarão colonial que foi restaurado pelos proprietários e convertido em restaurante.


O cardápio é o típico colonial italiano, ou seja sopa de capeletti, saladas, macarronada, galeto ao primo canto, polenta brustolada, fortaia, lingüiça frita, entre outras “atrações”. Tudo muito bem servido, por justos R$ 25,00 por pessoa.


Após o almoço o cliente ainda pode aproveitar para “baixar a comida” curtindo uma tranqüila caminhada ao redor do açude, ou sentar à sombra em um bancos no gramado ao redor do casarão do restaurante.




De volta à estrada, segui em direção ao Morro do Diabo em Carlos Barbosa, onde começou a etapa “aventura” do passeio que previa seguir por cerca de 30km através de estradinhas de terra pelo interior dos municípios de Carlos Barbosa e Farroupilha até atingir o asfalto da RS-453 que faz a ligação entre Bento Gonçalves e Farroupilha.


A primeira atração deste caminho é o Salto Ventoso, já no território de Farroupilha.


Infelizmente o visual estava bem prejudicado pela baixa quantidade de água na cascata, de toda forma valeu pela visita.


Mais adiante passamos pela comunidade de Nova Sardenha onde o destaque é a bonita igreja da comunidade, além é claro das construções antigas em estilo colonial.





Seguindo em direção a Bento Gonçalves, contornamos a Barragem do Burati em meio aos pinheiros e araucarias nativas.



Em seguida passamos pela comunidade de Linha Rio Burati, onde temos como atrações a bonita e bem cuidada igreja, os galpões antigos da vinícola Velha Cantina e claro, muitas construções ao estilo colonial italiano.







Para arrematar, os vales e colinas da localidade de Linha Rio Burati abrigam uma grande quantidade de vinhedos que no outono já estão com suas folhas amareladas e secando, tingindo de amarelo as colinas refletindo a luz singular do fim de tarde de outono na serra.








Por fim, já de volta à civilização, ao asfalto e à cidade, uma rápida incursão à bela cidade de Garibaldi, onde fui conhecer e fotografar o Centro de Visitação e Compras da Vinícola Peterlongo, bem junto ao centro da cidade.



A beleza arquitetônica do prédio e a luz do final de tarde contribuíram para que fosse possível registrar belas imagens.






Após a breve visita à Peterlongo, hora de retornar, noite já caindo. Claro que no caminho não pude deixar de fazer a clássica parada em uma das inúmeras bancas de produtos coloniais à beira da estrada para levar o queijo, o pão e o salame da janta.


O saldo final do dia, em torno de 280 km de estrada, muita comida boa em um excelente almoço, muitas fotos e maravilhosas paisagens pelas montanhas e colinas da serra.

3 comentários:

  1. Bah, que saudade de pegar a estrada de novo, mas só em julho agora. esta estrada de salvador do sul é muito legal e o restaurante do nono otávio tbem. um abraço

    marcos hoffmann- porto alegre

    ResponderExcluir
  2. Marcos !
    Sei bem o que tú estás passando......mas fica tranquilo que logo logo tú estás de novo na estrada curtindo as nossas paisagens !
    Abraço !

    ResponderExcluir
  3. Tou me "lambendo" todo de vontade de voltar a passar nesses lugares por onde andei no final dos anos 90 e início dos anos 2000, na serras gaúchas e catarinenses.
    Muito chão batido por onde passei hoje já tem asfalto, exemplo: Várzea do Cedro na Rota do Sol(São Francisco de Paula)até Bom Jesus e de Bom Jesus até São José dos Ausentes (46 Km de asfalto novinho, onde em 1996 era só terra e pedra e de 2008 para cá, tá que é uma free-way), hoje dá gosto de viajar...Espera-se que a BR-285 (segunda a D. Dilma, foi liberado a licença ambiental final do Ibama entre a Encruzilhada das Antas e que, venha logo o asfalto até Ermo, Turvo e litoral até a BR-101 pela Serra da Rocinha)...falta pouco !!!

    ResponderExcluir