"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"POR AÍ" 05 - PASSO DA ILHA, SÃO FRANCISCO DE PAULA

Desde muito tempo trago comigo uma curiosidade e um gosto muito especial pelas paisagens e pelos caminhos da região dos Campos de Cima da Serra. A região tem sido ao longo dos anos meu “destino recorrente” e escolha preferencial quando a vontade de andar por aí aperta e pegar a estrada se torna a coisa certa a fazer.

Determinados lugares nos despertam a curiosidade e depois vem a nos encantar sem que exista nenhum motivo em especial, a não ser sua beleza, ou seu isolamento, ou ainda a dificuldade em se chegar ao destino. O local conhecido como PASSO DA ILHA, pertencente ao município de São Francisco de Paula, mas distante mais de 50 km da sede e quase na divisa com Jaquirana, é sem duvida um destes lugares especiais, que a gente vai uma vez para conhecer e depois sempre quer voltar.

A primeira vez que li alguma coisa ou ouvi falar sobre o Passo da Ilha foi através de uma matéria sobre turismo na serra gaucha publicada na edição da revista Quatro Rodas do longínquo mês de Novembro de 1994. Havia lá uma belíssima foto da travessia do Passo da Ilha, cujas páginas reproduzo abaixo, e instantaneamente ao ver a foto decidi: “ainda vou conhecer este lugar” – o que de fato só fui realizar alguns anos mais tarde.

O Passo da Ilha como se pode ver na imagem do satélite, é um ponto onde o Rio Tainhas se alarga sobre um grande lajeado, formando um extenso e raso “passo” como se diz na região, ou em outras palavras um ponto onde é possível a travessia do rio. Como o lajeado também forma uma pequena ilha, temos a explicação do nome do local, Passo da Ilha.

Para quem sai de São Francisco de Paula, são dois os caminhos para se chegar ao Passo da Ilha.
O primeiro caminho, destacado no mapa abaixo em roxo, é seguindo pela RS-020 em direção a Cambara do Sul, passando por Tainhas e depois entrando à esquerda num acesso por estrada de terra de 15 km até o Passo da Ilha. Por este caminho, são 62 km de distancia a partir de São Chico.


O segundo caminho, destacado em amarelo no mapa, é mais curto e muuuuuuuuuuuito mais divertido, seguindo pela RS-110 ou “caminho do meio” como é conhecido na região.


Por este trajeto, serão “apenas” 50 km quase que integralmente por estrada de terra, ora em boas condições, ora nem tanto. Pedras, poeira e alguns solavancos farão parte da viagem e tornarão tudo mais divertido. A recompensa aos aventureiros estará nas belas paisagens ao longo do caminho, como por exemplo esta abaixo:


Para quem venceu o desafio e chegou ao Passo da Ilha pela primeira vez, uma surpresa: a estrada termina.............no rio. Por isso se chama PASSO como escrevemos acima, e apesar de parecer estranho, não tem problema algum, o fundo é todo de laje e a travessia é segura, com a profundidade chegando no máximo à metade da roda mesmo em carros de passeio. Para quem está de 4x4....nem tem graça, pura diversão !


Uma vez feita a travessia do “passo” se chega à “ilha”, onde existe um bem estruturado camping que funciona durante os meses de verão e disponibiliza energia elétrica, banheiros, churrasqueiras e um pequeno armazém onde se pode comprar o básico para o acampamento, além é claro de muita sombra para se montar as barracas.


Uma excelente pedida para os meses de verão é aproveitar as inúmeras quedas d’água formadas pelas lajes para um refrescante banho nas águas sempre limpas e geladas do Rio Tainhas.


Caminhar sobre as lajes, explorar o lugar e seus melhores ângulos para fotografar também é uma excelente pedida, lembrando que em alguns lugares o fundo de laje pode ser escorregadio, então um pouco de atenção não faz mal a ninguém.



Fica então a dica para aqueles que curtem conhecer lugares “fora da rota” do turismo tradicional: aventurar-se nas estradinhas de terra de São Francisco de Paula e cruzar o Rio Tainhas para chegar ao Passo da Ilha é uma excelente opção de passeio que fica ainda mais legal se feito durante o verão.
Não esqueça de levar roupa de banho e a câmera fotográfica. E bom passeio aos aventureiros !

5 comentários:

  1. Conheci este ano, em março; realmente é obrigação nossa de gaúchos conhecermos o que de maravilhoso temos na nossa terra. É de tirar o fôlego para os desavisados, mas vale a pena; parabéns pela tua indicação...

    ResponderExcluir
  2. Arlei , muito obrigado por as tuas dicas , mapas e explicações , estou montando o roteiro de viajem para uma turma de jipeiros e teu blog resultou de ótima informação.Parabéns

    ResponderExcluir
  3. iriamos passar o carnaval lá, mas infelizmente não foi possível, que pena.

    ResponderExcluir
  4. É possível cruzar de uma margem para a outra, passando pela ilha, em carros comuns?
    Saudações, Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      Depende obviamente da época do ano e volume de águas no rio, mas carros "normais" diria que certamente irão pegar o assoalho em pedras, embora isso não seja um impeditivo de passar.
      Em tempo, o acesso à ilha para quem vem de São Francisco de Paula é o unico que passa carros de passeio, a chegada pelo outro lado da ilha, sentido quem vem de Jaquirana / Cambara do Sul, tem um trecho bem fundo onde certamente não passa veiculo de passeio.
      Abraços

      Excluir