O acesso a Santa Maria do Herval pode ser feito de duas maneiras, a mais obvia pela BR-116 a partir de Porto Alegre, seguindo até Morro Reuter e desta cidade entrando à direita na RS-373, uma estrada de asfalto novo e pouco transito, que leva até a cidade de Sta.Maria do Herval, 14km após o acesso na BR-116.
O outro caminho, menos obvio e bem mais divertido e bonito, é seguir pela BR-116 até o acesso à rota conhecida como “Caminhos da Colônia”, que inicia pouco após o Shopping Portal da Serra, pouco depois do pórtico de acesso à cidade de Ivoti. É claro que este era o caminho escolhido.
Por este caminho, vamos percorrer a colônia dos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, cruzando pela localidade de Picada Verão e passando em frente a belos sítios e casas antigas onde o estilo predominante é o conhecido enxaimel típico das áreas de colonização alemã.
Por este caminho passamos em frente ao Sitio da Família Lima - http://www.reservafamilialima.com.br/ - , conhecida área de lazer da região com camping e cascatas para banho, e seguimos por estradas de chão e muita área de mata fechada, até reencontramos o asfalto da RS-373 na localidade de São José do Herval, onde além da belíssima igreja de pedra temos também como atração e opção para um bom almoço o Restaurante Colonial Kieling - http://kieling.blogspot.com/ .
Seguindo em frente pelo asfalto e chegando a Santa Maria do Herval, uma atração imperdível é a visita à Cascata dos Bugres, que tem acesso fácil mas infelizmente não sinalizado a partir da estrada principal. Como a estradinha de acesso à cascata estava gravada no GPS, tudo ficou muito fácil.
Além de uma bonita atração para fotos e um bom recanto para descansar em harmonia com a natureza, a Cascata dos Bugres é também procurada pelos adeptos do Rapel.
Saindo da Cascata dos Bugres e voltando ao centro da pequena cidade de Santa Maria do Herval, uma outra atração interessante é a igreja matriz obviamente localizada na praça central.
Outra atração de interesse na cidade é a Barragem e Usina Hidrelétrica do Herval. Construída em 1941 e atualmente operada pela CEEE, a usina faz parte do Sistema Salto de Geração de Energia, composto ainda pelas barragens da Divisa, Blang e Salto no município de São Francisco de Paula e pela barragem e usina dos Bugres em Canela.
Por um acesso estreito, íngreme e muito escorregadio que começa ao lado da barragem, descemos passando ao lado dos tubos de condução que levam a água da barragem até as turbinas lá em baixo.
Eu ja conhecia esse caminho, mas tive a oportunidade de revisitá-lo ha 1 mes. É um lindo caminho, com lindas e encantadoras paisagens. Obrigado por proporcionar-me, através dessas fotos, ótimas lembranças.
ResponderExcluirArlei, encontrei seu blog por acaso e quero deixar meus parabéns pelo conteúdo do mesmo.
ResponderExcluirComo você, também possuo um Vitara 97, só que branco e sem acessórios.
Já adicionei seu blog nos favoritos para que eu possa visitá-lo com frequência.
Esse grupo de Vitaras combina as viagens pelo fórum 4x4brasil ou em outro local? Pergunto isto pois moro em Floripa e me interessa participar desse tipo de expedições.
Abraços
Daniel
Arlei muito bom ver teu blog fiquei sabendo pelo Andre. Manda noticias
ResponderExcluirTais
Sou natural de Santa Maria do Herval, e fico feliz em saber que meu município está sendo divulgado em seu blog, com essas paisagem exuberantes que vc colocou. Conheço bem esses lugares e sugiro que mais gente vá lá conhecê-los, principalmente quem gosta de ecoturismo. Fiquei sabendo que a prefeitura está querendo investir num mirante para a cascata e que a caverna dos bugres recebeu melhorias.
ResponderExcluirLindo lugar, tive o prazer de fer parte interna com pessoal da ceee a 20 anos atrás e é um lugar especial.
ResponderExcluirmoro aqui e acho que os pontos turìsticos do Herval sAo muito precarios poderia ser melhor.poderia ser feito um projeto para melhorar...
ResponderExcluirBoa noite gostei muito de visitar a cascata.mas quero saber se tem como eu ir la em baixo onde corre o rio cadeia (perto da casa de turbinas).é possivel?
ResponderExcluirBuenas.....tem uma trilha que começa no acesso à cascata e segue os condutos de água em direção a casa das turbinas. Não desci (a trilha é bem ingreme e muito escorregadia) mas acredito leve até a base junto a casa das turbinas.
Excluir