"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"POR AI" 01 - BARRAGEM DO BLANG

Com este post, inicio uma nova série de postagens que vou chamar de "Por Ai".
A idéia é essa mesmo, rápidos instantâneos de lugares variados, que vou pingando aqui no Blog aos pouquinhos, em meio aos relatos completos de viagens e aventuras.
Nestes posts, serão apresentados uma breve descrição e algumas imagens, servindo como "dica" e incentivo a quem queira conhecer o lugar.

O primeiro da série é um lugar muito bacana localizado a 15km da cidade de São Francisco de Paula, com acesso razoável por estrada de chão e bastante pedra, mas apesar disso acessivel a qualquer tipo de automóvel. Este lugar é a Barragem do Blang.

A foto abaixo retrata uma situação inusitada e um momento incomum, e foi por isso escolhida para este post. Foi tirada NO INTERIOR da barragem, que estava absolutamente seca. Isso foi em Julho de 2004, durante uma forte seca que o estado do RS enfrentava.
Um cenário triste e desolador. Ali onde estávamos, o normal seria uma lâmina dágua de vários metros de altura.

Para comparação, esta foto foi feita em Abril de 2007, com a barragem em seu nivel normal de operação. A foto foi tirada da passarela sobre a barragem, que dá acesso à casa de manobras das valvulas das comportas.

Esta outra foto tbém de 2004, dá uma idéia do quanto o lago da barragem estava seco. Em nivel normal, a água margeia as árvores lá no fundo da foto.

De cima da barragem, vemos o "passo" por onde a estrada cruza em frente à barragem e segue em direção da Barragem da Divisa, e o tubo de descarga das comportas por onde o fluxo de água é controlado e conduzido.

Para aqueles que ainda não conhecem, esta é a Barragem do Blang, uma atração afastada da cidade de São Chico mas que vale a pena ser conhecida.
Para quem quiser fazer uma "visita virtual" pelo Google Earth, as coordenadas aproximadas da barragem são 29°19'33.17"S 50°37'2.94"O.