"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

sábado, 6 de julho de 2013

"POR AÍ" 9 - BARRAGEM ECLUSA DE BOM RETIRO DO SUL

  O pequeno municipio de Bom Retiro do Sul, localizado às margens do Rio Taquari e distante 110 km da capital Porto Alegre, tem como seu principal ponto turístico e atrativo a Barragem Eclusa de Bom Retiro, concluída em meados dos anos 70.


Um pouco de história:

A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul é um dos principais pontos turísticos da Região do Vale do Taquari. 
Sua construção iniciou-se em 1958 até 1962, ficando paralizada durante oito anos, reiniciando-se em 1970 e teve sua conclusão em novembro de 1976. Trabalharam nas obras de construção cerca de oitocentas pessoas entre técnicos e operários. 
Possui 230 metros de comprimentos, na largura do rio, constituindo-se de seis vãos entre os quais as comportas-vagão duplas de 17 metros de largura por 10 metros de altura. 
A Camara Eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e profundidade de 16 metros, permitindo a passagem de embarcações com até 3,20 metros de calado. 
Também, foi construída a escada do peixe (escada d`água) destinada a preservar o ciclo biológico dos peixes durante a piracema. 
Diariamente, diversas embarcações efetuam o processo de descida ou subida da eclusa transportando os mais variados tipos de produtos agrícolas ou industriais da região, alem de areia e produtos que são trazidos para o vale. 
A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul permite a ligação hidroviária desde o porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela até os portos de Porto Alegre e Rio Grande, entre outros.

fonte: http://www.bomretirodosul.rs.gov.br/


  Junto à barragem, às margens do Rio Taquari, um extenso e bem cuidado gramado convida o visitante ao descanso e a curtir calmamente a paisagem. Nas tardes de sol, a Barragem de Bom Retiro é ponto de encontro dos moradores da cidade e região.
  

  A barragem também proporciona ótima imagens, principalmente com a luz de final de tarde.